Faculdade de Medicina promove palestra sobre vida e obra de Rodolfo Teófilo

Imagem: Foto de Rodolfo Teófilo"Vida e obra de Rodolfo Teófilo" é o título da palestra que ocorrerá nesta sexta-feira (12), às 14h, por ocasião do encerramento do curso de férias em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O curso, que este ano chegou à 16ª edição, é destinado a alunos de graduação da área biomédica de universidades do Norte e Nordeste e objetiva difundir a ciência, despertar o interesse pelos campos de estudo e descobrir jovens talentos.

A atividade ocorrerá no auditório do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Rua Coronel Nunes de Melo, 1127, Rodolfo Teófilo), no Campus Porangabuçu, em Fortaleza. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O palestrante convidado será o Prof. Marcus Vale, que abordará temas da biografia e da produção científica e literária do farmacêutico e escritor Rodolfo Teófilo (1853-1932). Teófilo ficou conhecido como o inventor da cajuína, o líder de uma campanha de vacinação contra a varíola no Ceará, além de ter integrado o movimento literário Padaria Espiritual e ter sido membro fundador da Academia Cearense de Letras (ACL), em 1894.

SOBRE O CONVIDADO – Marcus Raimundo Vale é professor titular de Bioquímica Médica, docente aposentado do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Foi diretor-executivo da Seara da Ciência da UFC entre os anos de 1999 e 2018. Possui doutorado em Bioquímica e Farmacologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e tem experiência na área de bioquímica, enzimologia e divulgação científica em centros e museus de ciência.

Fonte: Prof. Roberto Lima Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC – fone: (85) 3366 8332