Aula magna da pós-graduação terá professor francês de imunologia nesta segunda-feira (12)
- Segunda, 05 Agosto 2019 10:09
Você já pensou na possibilidade de nossa proteção contra doenças infecciosas em geral ser uma causa para o aumento de doenças autoimunes e alérgicas? Essa hipótese (chamada hygiene hypothesis) será o tema da aula magna da pós-graduação da UFC, que ocorre no próximo dia 12, às 15h. O local do evento foi alterado para o auditório do Centro de Ciências (bloco 902, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).
A aula ficará por conta do professor francês Jean-François Bach, renomado pesquisador na área da imunologia. A teoria a ser tratada pelo professor baseia-se na ideia de que a exposição a microrganismos causadores de infecções (como as que afetam a flora intestinal) fortalece o sistema imunológico, enquanto a baixa exposição causa déficit de tolerância nesse sistema, tornando-nos mais suscetíveis a doenças de outra ordem.
Essa foi uma observação feita a partir das mudanças higiênicas dos últimos dois séculos, principalmente com relação ao saneamento das grandes cidades, que passaram a fazer tratamento de água e esgoto e a promover sistemas de limpeza mais eficientes, diminuindo o número de infecções.
PESQUISADOR – O palestrante Jean-François Bach é secretário perpétuo honorário da Academia de Ciências da França e professor emérito da Universidade de Paris Descartes. Com centenas de publicações durante a carreira, entre artigos científicos e livros, Bach é referência no mundo na pesquisa sobre imunologia e patologias.
Doutor em Medicina e Ciências, o pesquisador, premiado internacionalmente, é autor do livro Tratado de imunologia, foi chefe de clínica do Hospital de Paris nos anos 1960 e diretor da pós-graduação em imunologia da Universidade de Paris Descartes.
A aula, que terá tradução simultânea, é uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e do Programa Institucional de Internacionalização da UFC.
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943