Procurar no portal

Agência UFC: biocimento pode ajudar no tratamento de doenças ósseas

Imagem: foto de uma mãe com um "pedaço" de biocimento ao centroUma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomateriais do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará estudou a utilização de um biocimento associado a um medicamento indicado para lesões no osso, como nos casos de artrite reumatoide, osteoartrite e artropatia do quadril. A ideia é que o material seja usado como enxerto, ou seja, na restauração ou substituição das partes danificadas do tecido ósseo.

Trata-se da incorporação do anti-inflamatório indometacina no biocimento de beta fosfato tricálcico (β-TCP). O material obtido não apresentou toxicidade ao organismo, mostrou-se biocompatível (já que o próprio osso possui cálcio e fósforo em sua composição) e, por isso, é um forte candidato a futuras aplicações biomédicas.

"Na maioria dos casos, quando o paciente necessita de cirurgia, ele tem de esperar desinflamar aquele local, às vezes tomando caixas e caixas de medicamentos e sofrendo com os efeitos colaterais, para só depois ser submetido a um procedimento cirúrgico. Fazendo essa incorporação, pode-se, dependendo do caso, tratar a infecção e realizar a operação ao mesmo tempo", explica Suely Silva, autora da tese de doutorado sobre o tema (com orientação do Prof. Ricardo Emilio Nogueira).

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fontes: Suely Silva, doutora em Engenharia e Ciências de Materiais pela UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Ricardo Emilio, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300