Gratidão, orgulho e bons resultados marcam aniversário de 50 anos da PRPPG
- Sexta, 16 Agosto 2019 17:29
São 50 anos de sementes plantadas e muitos frutos colhidos: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará comemorou, na manhã desta sexta-feira (16), seu cinquentenário, em cerimônia repleta de gestores, ex-gestores e cientistas que marcaram a história da UFC e da ciência no Estado.
Da criação dos primeiros cursos de mestrado da UFC, em Matemática e Bioquímica, ainda na década de 1960, até hoje, quando são 125 os cursos de mestrado e doutorado e 82 os programas de pós-graduação da Universidade, foram muitos os personagens, as estratégias e os esforços empreendidos – um histórico de sucesso destacado nos discursos do atual pró-reitor da PRPPG, Prof. Antonio Gomes, e do reitor da UFC, Prof. Henry Campos.
“A PRPPG tem marcos muito importantes, associados com a história desta casa. E devemos ressaltar a visão pioneira de nosso fundador, o reitor Antonio Martins Filho, e do Prof. Prisco Bezerra [presidente da Comissão Central de Pesquisa, embrião da PRPPG]. A internacionalização e a inovação tecnológica, que atualmente são marcas da UFC, já eram praticadas por eles”, destacou o reitor Henry Campos, que, em seguida, direcionou seus agradecimentos ao atual titular da PRPPG.
“O Prof. Gomes deu uma contribuição ímpar nos resultados que hoje colhemos. Soube construir pontes e cultivar uma política de valorização das pessoas, dos nossos pesquisadores”, complementou o reitor.
Ele destacou, ainda, recentes conquistas que impactarão a pesquisa na UFC nos próximos anos, como a inauguração de dois biotérios de padrão internacional e a aprovação, no Conselho Universitário, da construção de uma usina fotovoltaica na UFC, que dará mais autonomia à Instituição em relação ao consumo de energia.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
O espírito de gratidão e de orgulho permeou todo o evento, que teve início com a acolhida de ex-pró-reitores, servidores e ex-pesquisadores da UFC, ao som do Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé.
Atualmente, a área de pesquisa e pós-graduação da UFC é uma das maiores responsáveis pelo bom desempenho da Universidade nos principais rankings nacionais e internacionais do ensino superior. A UFC é a instituição do Norte e Nordeste com o maior percentual de programas de pós-graduação com excelência internacional e nacional: 46% dos programas. É, ainda, a primeira do Brasil na proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo.
A UFC também está entre as 10 instituições brasileiras com mais pedidos de patentes registrados – isso para citar apenas algumas das conquistas dos últimos anos, marcados por grandes parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, aumento do número de bolsistas de produtividade do CNPq (superando a marca de 323), dentre outras.
O Prof. Gomes agradeceu à equipe da PRPPG e à comunidade acadêmica. “Indicadores, resultados etc., tudo isso está descrito nas notícias e relatórios. Fico muito satisfeito em ter participado desse processo, junto com meus coordenadores, mas isso só foi possível graças à história bem alicerçada da UFC e desta pró-reitoria. Mas de nada adianta os gestores tomarem decisões no plano estratégico se a equipe de servidores técnico-administrativos não for eficiente para implementá-las, e nem se a comunidade não estiver disposta a colaborar. E eu encontrei ambos os segmentos muito afinados, sou muito grato”, afirmou Gomes.
“Tenho três vivas: viva a ciência que ilumina; viva a educação que liberta; viva as nossas universidades, que nos iluminam e nos libertam”, continuou Gomes, sob aplausos.
A solenidade foi marcada também pela entrega de placas de reconhecimento em homenagem a servidores ativos e aposentados, integrantes das coordenadorias da PRPPG e ex-pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (a lista completa pode ser vista aqui) e pelo descerramento de placas comemorativas.
HISTÓRIA – O aniversário de 50 anos da PRPPG contou com a presença de figuras marcantes da história daquela pró-reitoria – entre elas, o ex-reitor da UFC e ex-pró-reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto, que lembrou as décadas de 1960 e 1970 como um período em que a PRPPG ainda refletia um cenário científico incipiente do Estado.
Segundo ele, foi em meados da década de 1970 que houve uma canalização de recursos para fomentar a pesquisa no Ceará, sobretudo a partir do Projeto Nordeste de Pós-Graduação. “De 1975 a 1979, foram criados cerca de 15 cursos de mestrado”, afirmou.
Confira vídeo da UFCTV sobre os 50 anos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC:
A primeira mulher a virar titular da PRPPG, Profa Glauce de Barros Viana, também prestigiou a cerimônia e mencionou os desafios do início da década de 1990, quando os primeiros cursos de doutorado começavam a impulsionar a pesquisa e a pós-graduação na UFC. Ela e a Profa Helena Pitombeira, também presente à solenidade, foram as duas mulheres a comandar a pró-reitoria.
Mais informações sobre a história da PRPPG podem ser vistas na linha do tempo da pró-reitoria, produzida pelo Setor de Design da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331