Semana de Humanidades movimenta Campus do Benfica com extensa programação
- Segunda, 07 Outubro 2019 16:21
A XIII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará foi aberta na manhã desta segunda-feira (7) no Auditório José Albano do Centro de Humanidades 1, tendo como tema geral "50 anos CH: Memória e Cultura", em alusão ao cinquentenário daquela unidade acadêmica. O evento se propõe, de acordo com seus organizadores, “a ampliar os espaços para reflexão em torno do papel das Ciências Humanas no mundo contemporâneo”.
A programação segue até quarta-feira (9) com oficinas, palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades artístico-culturais, incluindo visitas guiadas ao Museu de Arte da UFC (MAUC), lançamento de livros, além da Festa das Nações com karaokê, no Bosque Moreira Campos, exposições e outras atividades.
Na abertura da solenidade, a diretora do CH, Profª Vládia Cabral Borges, fez um breve histórico do Centro, que ao longo desses 50 anos, agregou cursos, passou por reestruturação, tendo novas graduações criadas e outras sendo transferidas para outras unidades acadêmicas, mas sempre crescendo em qualidade e relevância em sua missão acadêmica tanto no ensino de graduação como de pós-graduação, e ações de extensão. Ela destacou como o CH é reconhecido por seu papel social, espaço de pensamento crítico e luta em defesa da democracia e do interesse público.
Numa época em que a universidade pública passa por dificuldades em razão da contenção de despesas, ela fez questão de agradecer o apoio recebido para a realização do evento dado pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, e ressaltou a atuação da vice-diretora, Profª Danyelle Nilin, no planejamento e organização do evento, bem como dos docentes e alunos envolvidos.
Fez ainda agradecimento a equipes do Memorial da UFC, do MAUC, e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional que trabalharam na criação da exposição virtual “CH 50 anos”. A servidora técnico-administrativa Nathália de Freitas Leonel Melo explicou que a exposição está dividida em três temas: “Um projeto de Universidade”, remontando às origens da UFC; “Humanidades antes do CH”, que explora como os cursos de humanidades foram sendo criados na Universidade e como nasceu a ideia de um centro para reuni-los, e “Sou de humanas”, que apresenta a história do CH e de seus cursos e a questão das “identidades mobilizadas pela ideia de ‘ser de humanas’”.
Em seguida, o Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha e a Profª Irenísia Torres de Oliveira, presidente e vice-presidente da ADUFC-Sindicato respectivamente, usaram da palavra. A Profª Irenísia Oliveira, ao lembrar de uma reflexão do sociólogo Antonio Cândido (1918-2007) sobre os tempos bárbaros pelos quais o País já passou, disse que hoje, com tantas desigualdades, ameaças a direitos e à educação e tantos discursos de ódio, “vivemos numa época ainda mais bárbara e a necessidade de humanização é ainda maior”.
Diante de tantas agressões à educação e ao conhecimento, o Prof. Bruno Rocha conclamou a participação de todos no evento, que para além de uma atividade acadêmica é também um espaço de resistência e de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.
PROGRAMAÇÃO – Ainda pela manhã, no Auditório José Albano, foi realizada a mesa-redonda “Expressões do bolsonarismo no Brasil: discursos e estratégias em construção”, tendo como palestrantes os professores Cleyton Monte e Monalisa Soares, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, e Emanuel Freitas, docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO/UFC). Na Sala Interarte, a mesa-redonda programada foi sobre o tema “Murilo Rubião e Realismo Mágico: Análise de Contos e Tradução”. Houve ainda oficinas, exposições e minicursos. Confira a programação completa da Semana, que está disponível no site do Centro de Humanidades.
CAMPANHA – Durante a Semana de Humanidades, acontece a Campanha de Arrecadação de leite, roupas, calçados, alimentos, móveis e livros em favor do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Saiba mais na página do Centro de Humanidades no Facebook e no site do evento.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331