Otimização de parâmetro da mamografia digital é tema de seminário na UFC
- Segunda, 07 Outubro 2019 16:51
Atualmente a mamografia é a principal técnica para detecção precoce do câncer de mama, porém a sensibilidade e a especificidade do exame podem ser afetadas por diversas características da mama e parâmetros de exposição. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará receberá, na próxima quinta-feira (10), às 16h, a Profª Alessandra Tomal, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade de Campinas (UNICAMP), para ministrar seminário sobre as formas de otimização da técnica.
A intenção da aula é investigar os parâmetros que otimizam esse tipo de exame, com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem e adequar a dose de radiação ao paciente. Serão apresentadas as metodologias utilizadas para melhorar os parâmetros de exposição em ambientes clínicos, valendo-se de métricas de figura de mérito e eficiência quântica de detecção.
Serão discutidas ainda as métricas de qualidade da imagem e as doses de radiação utilizadas para a obtenção de parâmetros ótimos que produzem imagens de maior qualidade e menor radiação na mama. Haverá também uma discussão sobre a comparação dos parâmetros obtidos nesse trabalho com os usados em exames de pacientes reais, bem como a aplicabilidade dos resultados da otimização na prática clínica.
O seminário será realizado no anfiteatro do bloco 940, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Gratuito e aberto ao público, o evento não requer inscrição prévia.
PALESTRANTE – Alessandra Tomal tem experiência na área de física médica, com ênfase em física das radiações, atuando principalmente nos seguintes temas: radiodiagnóstico, mamografia, formação da imagem, dosimetria de radiação, absorção de raios X, simulação Monte Carlo e espectrometria de raios X. Desde 2016, tem certificação de profissional de nível superior habilitado para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas.
Possui bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004); mestrado (2007) e doutorado (2011) em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.
Realizou estágio pós-doutoral (2011-2012) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Foi professora adjunta do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente é docente do Instituto de Física Gleb Wataghin, da UNICAMP.
Fonte: Profª Izaura Diógenes, do Programa de Pós-Graduação em Química – fone: (85) 3366 9377