UFC sedia II Jornada de Ações Negras a partir desta segunda-feira (11); evento vai até o dia 13
- Quinta, 07 Novembro 2019 08:33
A área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará receberá, de 11 a 13 de novembro, a segunda edição da Jornada de Ações Negras, evento que tem o objetivo de chamar a atenção para as resistências do povo negro no estado do Ceará. Serão três dias de debates, oficinas e rodas de conversas sobre o tema.
A intenção é demonstrar que o povo negro tem participação essencial na história e na construção do Ceará, além de contrapor “a ideia popular de que somos moradores de uma ‘terra da luz’”. Assim, serão homenageadas personalidades como Dragão do Mar e Preta Simoa, que atuaram como protagonistas na “Greve dos Jangadeiros”, em 1881; e Hilário Ferreira, mestre em História pela UFC e pesquisador de relações raciais e cultura negra no Ceará.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A realização do encontro está a cargo da Jornada de Ações Negras (JAN), organização independente formada por estudantes negros de instituições como UFC, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Mais informações estão disponíveis no Instagram da JAN (@jornadadeacoesnegras)
Fonte: Jornada de Ações Negras - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.