Estudantes treinados na Seara da Ciência participam de olimpíada de astronomia no Rio de Janeiro
- Sexta, 06 Março 2020 17:56
Estudantes de ensino médio treinados pelo Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS – Interestelar) da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa presencial da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), no Rio de Janeiro. Na seletiva, serão escolhidas as duas equipes de estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Nessa etapa, os alunos são submetidos a provas teóricas discursivas, em que devem, além de solucionar as questões, demonstrar os cálculos realizados e apresentar argumentos. Também é realizado o teste Carta Celeste, que consiste em identificar estrelas, constelações e galáxias em um mapa do Céu, e o Planetário, em que os candidatos devem identificar esses elementos em um simulador do ambiente celeste.
Na Seara, equipamento de divulgação científica e tecnológica da UFC, as capacitações são conduzidas pelos professores Ednardo Rodrigues, Heliomarzio Moreira e Demerval Carneiro. Junto com os docentes, vencedores de edições anteriores das olimpíadas auxiliam os competidores. Cerca de 30 alunos de escolas públicas e particulares receberam o treinamento da Seara, que é gratuito e aberto a todos os selecionados nas etapas da OBA.
Além das aulas, realizadas semanalmente mediante agendamento prévio, são ofertados simulados teóricos e práticos. As instalações da Seara contam com observatório equipado com telescópio automatizado, telescópios manuais e salas temáticas para aulas de astronomia com mapas lunares e cartas celestes.
EXTENSÃO – Desde 2017, o GAS – Interestelar realiza treinamentos para competições nacionais e internacionais. Os alunos treinados pelo projeto de extensão alcançaram duas Medalhas de Bronze e uma Menção Honrosa na IOAA em 2017; uma Medalha de Bronze e uma Menção Honrosa na IOAA; três Medalhas de Ouro na OLAA, em 2018; uma Medalha de Bronze na IOAA; e três Medalhas de Ouro na OLAA, em 2019.
"No total, 11 alunos de escolas cearenses, em três anos, chegaram à Seleção Brasileira de Astronomia. Isso representa mais de 36,7% das medalhas do País, nesta modalidade olímpica, nos últimos três anos", destaca o Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência.
Após o resultado da seletiva, que será divulgado em junho, os selecionados partirão para a as etapas seletivas de treinamento, na cidade de Vinhedo, em São Paulo, e continuarão a ser instruídos pelo projeto de extensão da UFC.
Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência da UFC – fone: (85) 3366 9245