UFC autoriza antecipação da colação de grau para alunos de Medicina e Fisioterapia; data prevista é 7 de maio
- Segunda, 20 Abril 2020 19:33
A Universidade Federal do Ceará autorizou, nesta segunda-feira (20), a antecipação da colação de grau dos cursos de Medicina (campi de Fortaleza e Sobral) e de Fisioterapia (campus de Fortaleza). Após esse procedimento, os estudantes estarão aptos a reforçar as equipes de saúde que atuam no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A colação será realizada no dia 7 de maio. A assinatura da lista ocorrerá digitalmente, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Os estudantes aptos à colação antecipada devem encaminhar a documentação por e-mail à coordenação de curso, até o dia 30 de abril. Os detalhes sobre procedimentos, documentos e prazos estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação.
A autorização está em consonância com a Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentar a situação de emergência de saúde pública.
De acordo com a Medida Provisória, podem colar grau antecipadamente os estudantes dos cursos da área da saúde que cumprirem, pelo menos, 75% da carga horária do internato/estágio. Entretanto, na UFC os estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia autorizados a colar grau cumpriram além do mínimo exigido no documento do Governo Federal, apresentando 94% e 80%, respectivamente, da carga horária do internato/estágio realizada.
A antecipação também já havia sido aprovada previamente na Faculdade de Medicina, em Fortaleza, e no Campus de Sobral ‒ unidades acadêmicas responsáveis pelos cursos em questão. O despacho prevê que as duas unidades, assim como a Pró-Reitoria de Graduação, devem adotar providências a fim de evitar a aglomeração de alunos, garantindo a devida segurança aos discentes e aos servidores envolvidos no processo de colação. Para isso, será editada uma portaria com normas específicas sobre o procedimento a ser adotado.
CHAMADO SOCIAL - No documento, o reitor Cândido Albuquerque destaca que o papel da Universidade na construção do saber, na formação de cidadãos e das lideranças intelectuais deve se revelar de forma concreta, atendendo ao chamado social nos momentos em que mais é demandada. Nesse sentido, segundo ele, não se pode "negligenciar a relevância da crise que a todos assola".
"Cada vez mais se faz necessário que as instituições se unam e se fortaleçam. É nesse contexto que somos chamados a dar nossa contribuição, que é entregar para a sociedade profissionais comprometidos, prontos para o nobre papel de servir", salienta.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.