DAAD na Casa de Cultura Alemã oferta dois cursos on-line gratuitos com foco em música e literatura
- Terça, 01 Setembro 2020 09:27
Você tem conhecimento de alemão e gosta de música e literatura? O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos na modalidade remota: "Aprendendo alemão usando música" e "Aprender alemão através de contos e poemas". São abertos a qualquer pessoa interessada que possua a proficiência mínima (segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas).
Cada curso, com carga horária de 32 horas-aula oferece 25 vagas. As atividades começam no próximo dia 8, prosseguindo até outubro deste ano, tendo como responsável a Profª Leonie Eckrich, nova assistente de línguas do DAAD. Nesta quarta-feira (2), 12h, ela participará de uma live de apresentação no Instagram da Casa de Cultura Alemã, com a participação da Profª Reseda Streb, leitora do DAAD.
Confira abaixo detalhes sobre os cursos.
O curso "Aprendendo alemão usando música" ocorrerá às terças-feiras e quintas-feiras, das 10h às 11h40min. A cada semana será trabalhada uma música e os alunos poderão treinar a compreensão dos textos e ampliar o vocabulário, mergulhando na cultura da música e da história alemã. Para este curso, a proficiência mínima exigida é correspondente ao Nível A2. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico.
O curso "Aprender alemão através de contos e poemas" terá aulas remotas às terças e quintas, das 12h às 13h40min. Nos encontros, serão feitas leituras de contos e poemas de grandes nomes da literatura alemã como Franz Kafka, Paul Celan e vários outros. Através dos textos, os alunos terão a oportunidade de se aproximar da história alemã, revendo temas de gramática e ampliando o vocabulário. A proficiência mínima exigida correspondente ao Nível B1, preferencialmente B2. As inscrições estão disponíveis no formulário eletrônico.
SOBRE A PROFESSORA – Leonie Eckrich nasceu em Frankfurt e passou a residir em Colônia. Estudou alemão e espanhol e aprendeu a lecionar alemão como língua estrangeira no Goethe-Institut de Düsseldorf. O interesse pelo Brasil e pela língua portuguesa surgiu quando ela começou a cantar música brasileira.
Fonte: Profª Rogéria Costa Pereira, coordenadora da Casa de Cultura Alemã da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.