Em novo encontro, administração superior define plano de ações prioritárias para segundo ano da gestão
- Quinta, 01 Outubro 2020 12:08
Na sequência das discussões iniciadas no dia 9 de setembro, a administração superior da Universidade Federal do Ceará reuniu-se, ontem (30), na Casa de José de Alencar, para apresentação coletiva do planejamento de ações prioritárias a serem desenvolvidas, neste segundo ano da atual gestão, por pró-reitorias e secretarias da cúpula administrativa. O reitor da Instituição, Prof. Cândido Albuquerque, abriu o encontro saudando a equipe pelo comprometimento e afirmou que, "do ponto de vista dos resultados, o segundo é um ano mais difícil que o primeiro, já que ampliar o alcance das realizações exigirá maior investimento de energia".
O gestor máximo assegurou que a Reitoria, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) passaram boa parte da manhã de ontem discutindo o tema das obras paradas, para analisar os recursos disponíveis e decidir quais as obras prioritárias para conclusão ainda neste ano, somando-se às que já foram finalizadas. "Estamos analisando o status de cada obra e elaborando um calendário financeiro. Daqui para a frente, só daremos início a obras e reformas que pudermos terminar. E, principalmente, só será construído o que for estritamente necessário para a Universidade, baseado em evidências e estudos", resumiu.
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – O Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu as apresentações das pró-reitorias, enumerando em que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) deverá direcionar seus esforços: na articulação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo; na estruturação da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT); na melhora da avaliação e internacionalização dos programas de pós-graduação, para o crescimento do impacto da pesquisa produzida na UFC; no aprimoramento da política de coleta e disponibilização de dados internos sobre pesquisa e pós-graduação; e na instituição de premiações por mérito em pesquisa.
"Aprimorar a coleta e a disponibilização de dados internos sobre pesquisa e pós-graduação é essencial. Federais que historicamente tinham menos impacto tiveram melhores resultados que nós em alguns rankings recentes, o que indica que precisamos melhorar o fluxo dessas informações", apontou o Prof. Rodrigo. Ele também detalhou o plano de premiar pesquisadores internamente, concedendo reconhecimento da trajetória de investigação da iniciação científica à pós-graduação: "É uma medida importante para reconhecer e estimular nossos pesquisadores, proporcionando visibilidade social às atividades de pesquisa e pós-graduação. Isso movimenta a comunidade, que passa a ter um sentimento de valorização".
GRADUAÇÃO – A pró-reitora que apresentou o planejamento em seguida foi a Profª Ana Paula de Medeiros, que listou como metas da Pró-Reitoria de Graduação a normatização dos procedimentos acadêmicos da graduação, para uma adequação às demandas atuais dos percursos formativos dos estudantes; a transformação digital e a melhoria dos processos seletivos para ingresso na UFC; e a estruturação de uma política institucional de criação de cursos de graduação na UFC.
Com relação à digitalização, a dirigente explicou que todos os procedimentos de ingresso que hoje são realizados de maneira física, presencial e mais demorada, serão revistos. A questão do enquadramento nas cotas raciais também será afetada. "O procedimento de heteroidentificação, hoje feito a partir de denúncias sobre alunos já matriculados, será feito de maneira censitária (com todos) e no ato da matrícula, para que o candidato nem se matricule", adiantou. Ana Paula também reforçou o porquê das outras duas metas. "Vamos fazer um levantamento das normas prioritárias que precisam de atualização (como tempo máximo de conclusão de curso, reprovações, carga horária semestral mínima e máxima, IRA etc.), para reduzir problemas de interpretação de alguns pontos. Sobre a criação de cursos, não havia uma metodologia geral que incluísse estudos analíticos de viabilidade e propostas fundamentadas. Isso gera melhor aplicação de recursos públicos, em cursos que possuam demanda e absorção pelo mercado da região em que se estabelecerão. O projeto-piloto foi o Campus de Itapajé", afirmou a professora.
EXTENSÃO – A Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão, apresentou as cinco ações prioritárias de sua pasta para o ano de gestão em curso. A primeira delas será a sistematização da gestão de informações das ações de extensão (em torno de 1.200 projetos cadastrados), para conferir maior qualidade no trabalho e transparência. As demais serão o desenvolvimento de um sistema de emissão de certificados digitais relacionados à participação em atividades extensionistas; a articulação entre pró-reitorias, procuradoria e fundações de apoio, para alinhar os procedimentos jurídicos e trâmites administrativos para formalização de parcerias externas; a consolidação dos sistemas eletrônicos de gestão dos processos da PREX (com o módulo SIGAA Extensão para gerenciar isso); e a curricularização da extensão, com implantação, até 2022, de atividades de extensão como componentes curriculares nos cursos de graduação.
"Iniciamos agora e esperamos que até março consigamos concluir essa ação dos certificados digitais, com redução de custos, mitigação do risco de falsificação e sustentabilidade ambiental. Também vamos elaborar nosso Manual de Parcerias Externas, que deverá estar pronto para aplicação até meados de 2021", antecipou a Profª Elizabeth.
PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO – O Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração, disse que PROPLAD terá cinco metas neste segundo ano, todas com impacto na descentralização de recursos e maior eficiência na gestão do orçamento. São elas: reformulação do modelo de elaboração do Plano Anual de Aquisições (PAC); implantação do Almoxarifado Virtual, cuja adesão já foi feita, e o processo está em andamento; implantação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (SIGPAT), para gerenciamento e controle de bens móveis; implantação do projeto Centro de Custos, com mapeamento por unidade acadêmica e administrativa; e avaliação de estratégias para incremento da arrecadação própria. Sobre este último, foi categórico: "Nós, mesmo prestando muitos serviços, temos arrecadação própria muito incipiente. Há vários projetos, executados via fundações de apoio, que poderiam nos dar um retorno que amenizaria a restrição orçamentária que já é uma realidade para a UFC e muitas universidades".
ASSUNTOS ESTUDANTIS – A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) atuará, prioritariamente, em três frentes no segundo ano da gestão: na criação de um instrumento normativo regulamentador da assistência estudantil, versando sobre entrada, permanência, acompanhamento e exclusão de estudantes nos benefícios da PRAE; reestruturação do planejamento administrativo e de gestão da PRAE, visando ao aprimoramento dos serviços prestados à comunidade estudantil; e implementação de um Observatório da Vida Estudantil. "A ideia deste último é institucionalizar o desenvolvimento de pesquisas que forneçam estatísticas periódicas para balizar as ações ofertadas, como aconteceu com a ampla pesquisa que realizamos, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para elaborar nossas ações de inclusão digital", relata a Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis.
GESTÃO DE PESSOAS – Encabeçada pelo Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, a apresentação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) condensou três prioridades, todas já em andamento. São elas: a implantação do Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão; de um programa continuado de formação de gestores; e a construção do Centro de Formação de Servidores, que agregará os cursos livres ofertados dentro do plano de capacitação anual da Instituição e formações superiores como a de Tecnólogo em Gestão da Qualidade, a Especialização em Gestão Universitária e o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – À frente da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, o Prof. Augusto Albuquerque apontou como foco da pasta fortalecer o empreendedorismo e a inovação na UFC, além de potencializar convênios estratégicos de internacionalização, criar a modalidade de intercâmbio virtual, lançar a plataforma de conteúdo UFC Play e de fomentar o intraempreendedorismo. Os primeiros passos dados no sentido de atender à primeira ação serão o lançamento do portal do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, a elaboração e lançamento do primeiro edital de incubação de spin-offs acadêmicas e a expansão física dos espaços de coworking para o Interior.
"Quanto à internacionalização, está avançada a conversa com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Estreitando esse laço, que já vem de longa data, queremos superar uma dificuldade histórica, que acaba afastando nossos intercambistas de universidades anglo-saxônicas: a cobrança de taxas acadêmicas", pondera o gestor. Sobre a mobilidade acadêmica on-line, Augusto relata: "Tivemos a iniciativa muito bem-sucedida, fruto da pandemia. Duas alunas do Curso de Enfermagem fizeram disciplinas completas a distância na Universidade de New Jersey há pouco, e estamos estendendo a oportunidade a alguns alunos de graduação em Engenharia e de pós-graduação em Direito. É uma chance de ter uma experiência muito agregadora a um custo muito baixo".
INFRAESTRUTURA – O engenheiro Everton Parente, superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, apresentou o planejamento da UFC Infra, composto por dois eixos principais: a conclusão de obras nos campi da Capital e do Interior, definidas como prioritárias pela administração superior, e a elaboração de um plano de manutenção predial preventiva e corretiva. Ele relatou uma aproximação entre a UFC e a Prefeitura de Fortaleza, com vista à implantação de soluções de mobilidade urbana envolvendo o modal bicicleta. Ciclofaixas devem interligar, até o início de 2021, os campi do Pici, Benfica e Porangabuçu, que também ganharão novos bicicletários. "Sobre os serviços de manutenção predial, o objetivo é melhor atender às demandas, listando os principais tipos de ordem de serviço demandadas, o tempo médio de atendimento e a frequência com que isso é solicitado. Essa atitude preventiva é mais difícil de aplicar a edificações muito antigas, mas nas mais recentes representará uma economia muito grande", explica Everton.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – As prioridades da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), segundo o Prof. Edgar Marçal, serão aprimorar o fluxo de informações para apoio de decisões estratégicas; amparar a Universidade no que tange às soluções em TI; e ampliar o serviço de rede wi-fi, com otimização das ações baseadas nos sistemas institucionais. "A ampliação da cobertura wi-fi está em andamento, em fluxo contínuo, e deverá ser concluída até outubro de 2021. Atualmente, estamos implantando nas bibliotecas e já colocamos na Faculdade de Direito e na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Queremos entrar nos campi do Interior através das bibliotecas, para depois estender a nossas unidades nesses municípios de maneira geral", afirmou o secretário.
GOVERNANÇA – O titular da Secretaria de Governança, Prof. Cláudio Marques, apontou como um dos principais desafios da área e a primeira das metas fortalecer o ambiente de governança na UFC, com boas práticas implementadas em todas as unidades e a melhoria e consolidação dos indicadores de governança. As demais ações prioritárias serão implementar o plano de gestão de riscos e divulgar e aplicar o plano de integridade. "No tocante aos riscos, a ideia é que demos os primeiros passos da implantação do plano ainda neste mês de outubro, com resultados sentidos por todo o próximo ano, principalmente o de uma cultura de gestão de riscos consolidada. Sobre o plano de integridade, o foco é promover ações alinhadas à estratégia institucional, prestando suporte às unidades para implementação."
Fechando a série de apresentações, o vice-reitor, Prof. Glauco Lôbo, externalizou a alegria de continuar aprendendo com cada pró-reitor e também com o Prof. Cândido, à frente da Reitoria. Ele parabenizou especialmente o Prof. Almir Bittencourt pelo foco em assegurar que projetos que captam recursos de volume considerável deem retorno à Universidade, que cede muitas vezes sua marca, espaços e recursos humanos.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.