Projeto Palco de Giz realiza oficina virtual sobre mediação para estudantes e professores de artes
- Sexta, 02 Outubro 2020 20:55
- Última Atualização: Segunda, 05 Outubro 2020 14:04
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, o Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores da Universidade Federal do Ceará promove a oficina "Mediadores conectados: estratégias para uma mediação artística on-line". Será a primeira edição virtual do projeto, com três encontros síncronos das 18h às 20h pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até segunda-feira (5) e devem ser realizadas via formulário eletrônico.
A formação é gratuita, com 20 vagas disponíveis, e tem como público-alvo estudantes e professores de teatro bem como de outras linguagens artísticas. Os participantes da oficina terão direito a certificado de atividade de extensão. Além da oficina, durante o mês de outubro, toda a programação do projeto Palco de Giz será transmitida pelo perfil do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno no Instagram (@tupaufc) e também pelo canal do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC no Youtube.
Nos três dias da oficina "Mediadores conectados" serão abordados assuntos como mediação, experiência artística na Internet e ferramentas tecnológicas para o ensino de artes. De acordo com a diretora do TUPA e coordenadora do projeto Palco de Giz, Profª Juliana Carvalho, a proposta da oficina é auxiliar os professores com estratégias metodológicas para manter o vínculo dos alunos com a escola e com a disciplina de arte por meio da fruição de obras, despertando curiosidade e reflexão crítica nos estudantes.
"É uma forma de abrir uma janela para o mundo externo através da arte e da fantasia em ambiente virtual nesse contexto de isolamento. Desde o início da pandemia se tem visto a importância das linguagens artísticas para nos tirar do estresse, da solidão, do medo", explica.
Ainda segundo a coordenadora, em edições anteriores do Palco de Giz, as atividades do projeto envolveram ciclos de mediação em diversas etapas, desde a mobilização do público, a apresentação de espetáculos teatrais para alunos de escolas públicas e, após as peças, debates sobre processos criativos com os artistas envolvidos nas produções. "Pensar e propor ações de mediação fortalece educadores e artistas a criarem redes de interação, de alegria e de autocuidado com as(os) estudantes, mostrando a todas e todos a importância e a potência da arte em nossa vida", complementa.
Mais informações sobre a oficina e a programação completa do projeto podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no perfil do TUPA no Instagram.
Fonte: Profª Juliana Carvalho, diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA) e coordenadora do projeto Palco de Giz – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.