Agência UFC: moléculas criadas em laboratórios podem bloquear coronavírus, avaliam pesquisadores em primeira matéria de série especial
- Terça, 02 Março 2021 14:45
A Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, retoma as atividades nesta terça-feira (2), dando início à série especial sobre pesquisas relacionadas ao coronavírus.
Na primeira matéria da série, são detalhados dois estudos de um grupo de pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular: o primeiro avalia a eficácia de oito moléculas sintéticas (chamadas de peptídeos) para impedir a interação do vírus com o organismo humano; e o segundo estuda peptídeos criados a partir de nossa principal proteína de entrada para o vírus.
Apesar de serem estudos iniciais, com a realização de testes "in silico" (ou seja, simulação de computador), as moléculas apresentaram boa interação com o coronavírus, interferindo no seu mecanismo de ação. Pesquisas mais aprofundadas estão sendo realizadas para avaliar o potencial dessas moléculas de virarem fármacos.
As informações completas sobre os estudos estão disponíveis na reportagem do site da Agência UFC, que traz ainda entrevista em vídeo com o pesquisador envolvido. Durante o especial sobre coronavírus, as matérias serão publicadas sempre às terças e quintas-feiras.
Fonte: Agência UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.