Agência UFC: pesquisadores da UFC desenvolvem software gratuito para elevar produtividade da cultura da banana no Ceará
- Terça, 04 Mai 2021 08:52
A cultura da banana representa importante mercado para o Ceará. Somente em 2019, o Estado produziu 406,3 mil toneladas da fruta, quantidade que o coloca na posição de 7º maior produtor brasileiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do expressivo volume, o rendimento ainda é baixo em terras cearenses, sendo o 17º no ranking nacional. Entretanto, um software desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com outras instituições brasileiras e uma canadense, pode ajudar a solucionar esse problema.
A reportagem de hoje da Agência UFC trata desse software, que foi elaborado através de uma parceria público-privada entre a UFC e o Sítio Barreiras Fruticultura LTDA, em Missão Velha. O chamado CND (Diagnose da Composição Nutricional, do inglês Compositional Nutrient Diagnosis) é uma metodologia que utiliza modernas ferramentas matemáticas e estatísticas para definir o melhor balanço de nutrientes para determinada cultura agrícola.
Já disponível para utilização gratuita e on-line, o CND-Banana determina o conjunto de plantas mais produtivas e identifica qual o balanço nutricional adequado para essa elevada produção. "O software é destinado a todos os produtores de banana, a fim de que, com base em suas próprias análises, eles possam definir, através do programa, qual a melhor adubação para sua propriedade", explica o professor visitante sênior da UFC William Natale, que participou do projeto. Ele é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia e Ciência do Solo).
Para saber mais sobre o software e a pesquisa que levou à sua criação, confira a reportagem completa na Agência UFC.
Fonte: Prof. William Natale, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.