Conferência de abertura do VI SINFORGEDS aborda relação entre pandemia e informação
- Quinta, 24 Junho 2021 10:18
Foi realizada na noite dessa quarta-feira (23), através do canal Plurissaberes, a solenidade de abertura do VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021) da Universidade Federal do Ceará. Com o tema central "Representação, tecnologia digital e mediação da informação: células para o autocuidado em saúde do sujeito empoderado", o evento segue até sexta-feira (25) no debate sobre ciências da informação, ciências da saúde e tecnologias digitais.
Compuseram a cerimônia o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira; o diretor do Centro de Humanidades, Prof. Cícero Anastácio Miranda; o chefe do Departamento de Ciências da Informação, Prof. Osvaldo de Sousa; o coordenador-geral do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina (NUTEDS/FAMED) da UFC, Prof. Luiz Roberto de Oliveira; o diretor da Biblioteca Universitária da UFC, Felipe Ferreira; e a coordenadora-geral do SINFORGEDS, Profª Virgínia Bentes.
Dando início às falas oficiais, a Profª Virgínia Bentes destacou o caráter interdisciplinar do seminário, que vem ocorrendo com periodicidade bienal desde 2009. Afirmou ainda a importância da atuação conjunta entre áreas de pesquisa no combate à pandemia de covid-19. "É a informação como uma ferramenta necessária para compreender a questão das vacinas anticovid e favorecer o entendimento das pessoas sobre esse momento tão particular que estamos vivendo", declarou.
O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, ressaltou em seu discurso a relevância e atualidade da temática escolhida para o seminário. "É uma contribuição imensurável sobre como a gente poderia, em contexto universal e local, aprofundar as ações no campo da saúde digital. Hoje ela está sendo muito fortalecida e institucionalizada, inclusive, dentro de vários ministérios do Brasil. É um assunto dos mais relevantes e tenho certeza que esse seminário irá contribuir muito com a nossa Universidade e com outras instituições", avaliou.
Falaram também na ocasião o Prof. Jorge Lira, que elogiou a integração entre pesquisadores de diferentes unidades da UFC nos estudos de tecnologia e informação; o Prof. Cícero Miranda, que abordou o papel desempenhado pelo Centro de Humanidades no combate à pandemia; e o servidor técnico-administrativo Felipe Ferreira, que enfatizou a abrangência de atividades acadêmicas em formato digital.
Relatando a longa parceria entre NUTEDS e SINFORGEDS, o Prof. Luiz Roberto Oliveira comentou as iniciativas brasileiras no campo da saúde digital, como a criação da Rede Nacional de Dados em Saúde e o Informatiza APS.
"Esse SINFORGEDS ocorre em um momento muito especial para o Brasil porque o País colocou o pé na estrada da saúde digital através de um programa do Ministério da Saúde chamado ConecteSUS. Dois braços fundamentais dele são a Rede Nacional de Dados em Saúde, na qual os eventos ocorridos com a saúde de todos os brasileiros estarão interoperáveis nas nuvens utilizando uma tecnologia de ponta, e o Informatiza APS, em que vamos ter todas as nossas unidades de saúde dispondo de prontuário eletrônico com acesso em tempo real", explicou.
Ainda segundo o Prof. Luiz Roberto, a formação dos trabalhadores de saúde para o uso dessas tecnologias é uma demanda imediata. "A professora Virgínia, que trabalha com prontuário eletrônico há muitos anos, tem uma dimensão da grandiosidade do que isso representa, mas ao mesmo tempo percebe-se que há uma carência brutal de oportunidades de formação para constituirmos a força de trabalho necessária para todas as ações da saúde digital no País. Um evento como esse nos traz a consciência e a responsabilidade que a Universidade tem de ajudar na formação das pessoas", pontuou.
DADOS E COVID-19 – A conferência de abertura, com o título "Informação e tecnologias digitais a serviço da vida: as vacinas anticovid e as informações necessárias ao acompanhamento”, foi proferida pelo Prof. Jorge Elias Kalil Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Apresentando uma série de dados e estatísticas relacionadas à pandemia de covid-19, Kalil falou sobre a eficácia das vacinas atualmente utilizadas na prevenção da doença e detalhou o estudo que vem desenvolvendo em seu laboratório acerca de um spray nasal contra a covid-19. Dentre as vantagens desse tipo de imunizante estariam a indução a uma memória imunológica longa, a ausência de efeitos adversos graves e o baixo custo de produção.
Kalil conceituou ainda em sua conferência a importância da análise de dados e gestão da informação para o campo da saúde. "Dados são tudo, mais que dados é a informação que conseguimos a partir dos dados, desde o atendimento ao paciente até as políticas públicas em saúde nos tempos de pandemia", disse.
"Há uma quantidade de informação que a gente precisa saber e isso deve ser muito bem estruturado no Brasil em todos os níveis para sabermos exatamente quais atitudes precisam ser tomadas, desde o cálculo de leitos hospitalares, quantidade de oxigênio, quantidade de vacinas, remédios, kits de intubação e, também, como são as variantes espalhadas pelo Brasil, se a doença está mais grave ou menos grave e em quais faixas etárias", ilustrou o professor.
O VI SINFORGEDS é uma realização do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFC, em parceria com a Biblioteca Universitária, com o canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube e com o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Prof. Tadeu Feitosa, da Comissão de Comunicação e Informação do VI SINFORGEDS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.