Em mostra on-line, 12 startups pré-aceleradas pela UFC são apresentadas a empresas de setores produtivos
- Terça, 29 Junho 2021 15:42
- Última Atualização: Quinta, 01 Julho 2021 14:04
A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, por meio do Condomínio de Inovação e Empreendedorismo e do Programa Empreende UFC, realizou, na manhã desta terça-feira (29), a I Mostra de Startups Pré-Aceleradas pela Instituição. Durante o evento on-line, 12 startups em fase inicial, apoiadas pela Universidade, foram apresentadas a empresas de setores produtivos e hubs de inovação, visando firmar parcerias e buscar oportunidades de investimento.
A mostra, conduzida pelo Prof. Abraão Freires, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, foi organizada em formato de pitch de negócios. Neste modelo, os representantes das startups apresentaram por cinco minutos seus projetos de negócios aos possíveis investidores, que puderam questionar, sugerir e discutir as ideias propostas.
As equipes do Programa Empreende UFC foram escolhidas para a mostra com base nos seguintes critérios: participação no demoday final do Programa StartupCE, do SEBRAE; e no demoday final interno do Programa Empreende UFC; posição de destaque no programa Empreendedor Digital Universitário (EDU), realizado, em parceria, pelo Ninna Hub de Inovação, CEMP/UFC e Grow+ Ventures; e do ingresso, com apoio do CEMP e do Inove Quixadá, em programas de pré-aceleração de startups.
Na ocasião, o Prof. Augusto Albuquerque, titular da PROINTER, relembrou a inauguração do Condomínio de Inovação e Empreendedorismo, em 27 de agosto de 2020, e as realizações que foram alcançadas daquele momento em diante. "O condomínio está caminhando em passos sólidos ao que se propunha quando foi inaugurado. [...] Esta prática que iniciamos hoje, faremos anualmente. É o ponto final das startups, depois que são estimuladas e preparadas, são apresentadas para que sejam inseridas na sociedade", declarou.
O pró-reitor destacou ainda que os bons resultados obtidos desde a inauguração do Condomínio são consequência da "forte participação e liderança do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que acreditou no programa e julgou ser necessário torná-lo uma prioridade". Segundo o gestor da PROINTER, "no último ano a Universidade investiu quase R$ 500 mil em bolsas para alunos de graduação" com projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação, foco da atual gestão da UFC.
Em seus discursos, o diretor técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto; o diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Sampaio Filho; e o gestor executivo do Sistema FECOMÉRCIO do Ceará, Henrique Gonzaga, foram unânimes ao enfatizar a relevância da integração entre a Universidade e os setores produtivos para fortalecer o ecossistema empreendedor do estado.
"Nós temos que sair do campo das ideias e trazer isso [ideias de negócios] para o papel, para as esteiras de produção e transformar em negócio", frisou Sampaio Filho, acrescentando a necessidade de obter recursos financeiros para a Universidade. "Temos que fortalecer cada vez mais nossos pesquisadores e laboratórios e para isso precisamos ter recursos, e quando o recurso vem da iniciativa privada a força é muito maior".
Por sua vez, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, comemorou o estreitamento da relação entre a UFC, as industrias e o estado: "A academia existe para pensar, formular ideias que tragam progresso e melhorem a vida das pessoas. De igual forma, a indústria também pensa nisso. As academias brasileiras durante muito tempo produziram diferentes tecnologias, mas desfocadas da sociedade. A parceria com o setor produtivo e o estado, além de fortalecer, foca a pesquisa da Universidade nas necessidades sociais. O que me deixa mais feliz é saber que estamos criando uma cultura de aproximação entre a Universidade e os demais setores do Ceará".
CONVIDADOS – Além dos gestores da UFC e representantes empresariais citados, participaram do evento Augusto Albuquerque, pró-reitor da PROINTER; Herbart Melo, do SEBRAE; Luiz Fernando Bittencourt e Luís Antônio Cunha, da FECOMÉRCIO; Júlio Cavalcante, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), do Governo do Estado; Gabriela Purcaru, do NINNA Hub de Inovação; Dulce Tigre, do BSInnovation Hub; Bruna Sousa, do Instituto Atlântico; Yves Gurgel, do Alphi Lab; Lívia Nojosa, do Hub de Inovação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Antônio Genésio; da EMBRAPA e da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC); Eduardo Freire, da empresa FWK; Prof. Machidovel Trigueiro, da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC; Simone Nunes, coordenadora do INOVE UFC Quixadá; e Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER.
STARTUPS – Foram apresentadas as seguintes startups por seus respectivos representantes: dos Campus de Fortaleza, Altus, por Matheus Maia; Protômega, por Carlos Souto; Rideup Negociações, por Igor Saraiva; e Telson, por Catarina Guedes; do Campus de Sobral, Fala Aê, por Clézio Brígido; e Serv, por Guilherme Pereira; do Campus de Quixadá, Bilíngua, por Karla Alves; Meu Troco, por Marcos Paulo; e Sitiá Aquicultura 4.0, por Matheus Fernandes; do Campus de Russas, Integrity Engenharia, por Israel Sousa; Relatos da Pista, por Leonardo Freitas; e SisBarragens, por Jefferson Macedo. É possível conferir o portfólio das empresas apresentadas e a gravação do evento de forma on-line.
Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do CEMP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.