Conselho Consultivo do PARTEC toma posse e relatórios de gestão e planejamento são apresentados
- Terça, 13 Julho 2021 17:42
Em reunião on-line realizada na manhã desta terça-feira (13), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou a Portaria nº 169, de 29 de junho de 2021, empossando os membros do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC. Na ocasião, o diretor-presidente do PARTEC, Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes, fez a apresentação de dados do Relatório de Atividades da Gestão, de março de 2020 a abril de 2021, e do Relatório do Planejamento Estratégico, documentos que haviam sido encaminhados antecipadamente para apreciação por parte dos novos conselheiros.
O Parque Tecnológico é um órgão suplementar da UFC, vinculado à Reitoria, com a finalidade de promover e fortalecer o conhecimento, a pesquisa, a inovação, o empreendedorismo, o desenvolvimento regional, a internacionalização, o ensino, a pesquisa e a extensão. O Conselho Consultivo do PARTEC é presidido pelo reitor Cândido Albuquerque, tem na vice-presidência o Prof. Fernando Nunes e conta com a participação de representantes da Universidade, poderes públicos municipal e estadual e da iniciativa privada.
Na abertura do encontro, o reitor Cândido Albuquerque afirmou que desde o início de sua administração lutou "para que o Parque Tecnológico saísse do papel e se transformasse numa realidade", sonho que ganhou ainda mais força quando ele esteve na China e viu de perto a dimensão que uma iniciativa dessa natureza pode atingir.
"O que vimos na China em termos de parque tecnológico é extremamente admirável e o que estou vendo que está se fazendo aqui – o Prof. Fernando Nunes à frente dos trabalhos – é algo absolutamente inovador, que nos estimula, nos enche de esperança de que, realmente, a ideia de transformar nossa Universidade num centro de referência nacional em pesquisa, em inovação e empreendedorismo está caminhando a passos muito largos", disse o reitor.
Após assinar a portaria dando posse ao Conselho Consultivo, o reitor passou a palavra ao Prof. Fernando Nunes. Ele fez, então, apresentação reunindo informações dos dois relatórios, envolvendo atividades de sua gestão e dados do Planejamento Estratégico do PARTEC.
O Prof. Fernando Nunes lembrou que logo após assumir a presidência do PARTEC, em março de 2020, o mundo foi tomado pela pandemia da covid-19 e, como isso, veio o desafio de adaptar as atividades para a nova realidade. Muito do que deveria ocorrer in loco passou a ser feito de modo remoto e assim o Parque vem avançando.
Em contato com a direção anterior do PARTEC, Fernando Nunes tomou conhecimento do que já havia sido feito e deu prosseguimento às ações, como encontros com gestores de unidades da UFC e outros representantes ligados a órgãos e entidades dos setores público e privado, além de empresas com sintonia com os objetivos do PARTEC.
Ele destaca, entre as primeiras medidas de sua gestão, a de apresentar proposta à administração superior da UFC de mudanças na resolução que criou o Parque Tecnológico para dar ao órgão condições de trabalhar com editais de chamamento para incubação de spin-offs (startups acadêmicas) e outras empresas. Isso ocorreu com a aprovação de nova resolução – nº 19, de 18 de setembro de 202, no Conselho Universitário (CONSUNI).
Foram encaminhados também levantamentos da capacidade de prestação de serviços dos laboratórios da UFC à comunidade, em termos de equipamentos e pessoal; lançado o primeiro edital de incubação de spin-offs, com contrato assinado em quatro delas; firmada participação no Grupo de Trabalho para elaborar o Termo de Referência do Hidrogênio Verde no Ceará, além, naturalmente, de feita a elaboração do Planejamento Estratégico do PARTEC para os próximos cinco anos. No Relatório de Atividades da Gestão, de março de 2020 a abril de 2021, o balanço pode ser conferido mês a mês.
Na busca de elaborar o Planejamento Estratégico, a atual gestão do PARTEC realizou uma série de encontros preparatórios com reuniões e palestras virtuais. O documento nasceu de ricas discussões e dentre tantos pontos foram definidas como áreas prioritárias do Parque Tecnológico as seguintes: Área 1: Alimentos / Agropecuária / Indústria agroalimentar / Biotecnologia / Biomas e Bioeconomia; Área 2: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Área 3: Saúde / Biotecnologia; Área 4: Água / Segurança Hídrica; Área 5: Energias Renováveis. Para conhecer todos os detalhes, é só acessar o Relatório do Planejamento Estratégico.
SAIBA MAIS – O Parque Tecnológico da UFC visa ser uma ponte entre as empresas e a Universidade, estimulando e facilitando investimentos em inovação tecnológica. Está sediado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em uma área total de 229.301,90 metros quadrados. Inicialmente, serão ofertados espaços compartilhados para instalação de empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), startups, incubação de empresas e ambientes de fomento ao desenvolvimento do empreendedorismo e inovação.
O Conselho Consultivo empossado hoje tem a seguinte formação: Prof. Cândido Bittencourt de Albuquerque – Presidente; Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes – Diretor (PARTEC); Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda e Júlio Cavalcante Neto (representantes do Governo do Estado do Ceará); Luiz Alberto Aragão Sabóia (Prefeitura Municipal de Fortaleza); Richard Affonso Corrêa (Empresa Brasileira Financiadora de Inovação e Pesquisa – FINEP); Prof. Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP); José Sampaio de Souza Filho (Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC); Herbart dos Santos Melo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Prof. Patrik Luiz Pastori (representante do Departamento de Fitotecnia/UFC); Prof. Francisco de Assis de Souza Filho (Campus de Russas/UFC); Prof. Dmontier Pinheiro Aragão Jr. (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais/UFC); Prof. Lindberg Lima Gonçalves (Campus de Russas/UFC); Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho (Departamento de Fisiologia e Farmacologia/UFC); Prof. Rafael Audino Zambelli (Departamento de Engenharia de Alimentos/UFC) e Profª Rossana Maria de Castro Andrade (Departamento de Engenharia da Computação/UFC).
Fonte: Prof. Fernando Nunes, diretor-presidente do Parque Tecnológico da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.