Procurar no portal

Live nesta quinta (29) divulgará edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação para startups da Grande Fortaleza

Os programas Corredores Digitais e Clusters Econômicos de Inovação, ambos do Governo do Estado do Ceará, lançaram edital conjunto para seleção de projetos de empreendimentos inovadores, com foco em startups. Até 48 propostas poderão ser apoiadas. As inscrições tiveram início no dia 15 de julho. Nove professores da Universidade Federal do Ceará atuarão como pesquisadores regionais dos clusters.

Desde o início do mês, várias lives estão sendo realizadas nas macrorregiões do Ceará para divulgar os detalhes do edital. Nesta quinta-feira (29), às 10h, haverá o evento de divulgação do Programa Clusters de Inovação – Região Grande Fortaleza, em transmissão ao vivo no canal da UFCTV no Youtube.

A ideia dos programas é identificar e selecionar iniciativas com potencial para receber fomento à inovação tecnológica, através da concessão de bolsas aos integrantes das equipes dos projetos. Os empreendedores devem empregar tecnologias digitais para possibilitar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará.

portal

As iniciativas são desenvolvidas por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

O programa Clusters Econômicos de Inovação mapeou, nas 14 regiões de Planejamento do Ceará, problemas relacionados a suas respectivas cadeias econômicas. Nove dessas regiões estão contempladas na atual etapa; as outras cinco serão contempladas no próximo ciclo do programa.

Os problemas elencados foram divididos em 24 pontos prioritários, também chamados de "clusters". Agora, o objetivo é desenvolver projetos que busquem solucionar as principais dificuldades apresentadas em cada cluster e, ao mesmo tempo, que contribuam para o desenvolvimento de áreas como agronegócio, comércio, construção civil, educação, energias renováveis e saúde.

Os projetos devem contemplar o maior potencial de contribuição para o crescimento econômico de suas regiões em curto e médio prazos, utilizando uma ou mais das seguintes tendências tecnológicas: inteligência artificial e machine learning; internet das coisas (IOT) e dispositivos inteligentes; big data e análise aumentada; espaços inteligentes e locais inteligentes; blockchains e registro distribuído; computação em nuvem e computação de borda; realidade estendida; gêmeos digitais; processamento de linguagem natural; interfaces de voz e chatbots; visão computacional e reconhecimento facial; cibersegurança e ciber-resiliência; automação robótica de processos; personalização em massa e micromomentos; e outras tecnologias inovadoras.

Os participantes receberão capacitação ‒ que inclui desenvolvimento de competências em inovação e empreendedorismo por meio de oficinas, palestras e cursos ‒, mentoria, conexão com membros relevantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Ceará e do Brasil, bolsa de capacitação, além de outros benefícios.

"O programa Clusters busca promover, não só na capital mas também no interior do Estado, a tríplice hélice, que coloca empresas, universidades e governo trabalhando juntos em prol do desenvolvimento de soluções inovadoras. Isso significa que estamos conectando os problemas reais das empresas com aquelas pessoas que possuem capacidade para resolvê-los. Esse cenário encabeçado pelo poder público é estratégico e o ideal para a criação de novos negócios com potencial de scale-up (aumento de escala)", explica o Prof. Renato Furtado, coordenador do Ecossistema Parque Tecnológico de Crateús (SPARC) da UFC e pesquisador regional do Programa Clusters da Inovação, da SEDET.

PESQUISADORES ‒ Os projetos serão acompanhados, coordenados e supervisionados por pesquisadores regionais dos respectivos clusters, selecionados pelo programa. Esses pesquisadores deverão promover a transferência de conhecimento entre as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) de sua região e os setores produtivos; a construção empreendedora de soluções tecnológicas inovadoras; e a realização de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento desses programas e gerar impacto em ciência, tecnologia e inovação nos clusters onde suas ações serão implementadas.

Ao todo, nove professores da UFC participam como pesquisadores regionais. São eles: do Campus de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, Dmontier Aragão Júnior (mineração e metalomecânica), Sílvia Teles Viana (mineração e metalomecânica) e Tatiane Figueiredo (Agronegócio); do Campus de Quixadá, na região do Sertão Central, Emanuel Ferreira (tecnologia da informação e comunicação), Roberto Cabral (tecnologia da informação e comunicação) e Paulo Armando Aguilar (Agronegócio); do Campus de Crateús, na região do sertão de Crateús, Luís Felipe Cândido (construção civil) e Renato Furtado (comércio); e do Campus do Pici, na região 2 de Fortaleza 2, Danielo Gomes (agronegócio).

Professor do Campus de Crateús, Renato Furtado comemora as oportunidades que o programa traz para a região. "Para mim, como entusiasta e pesquisador da área de empreendedorismo e inovação, é um sonho que está sendo realizado no Ceará, onde não só seremos reconhecidos por cabeças inteligentes, como também por empreendedores, executores e inovadores. Os ventos da mudança já sopram e o sertão agora é digital, mais startups sairão do Ceará para o mundo"

As bolsas previstas no edital serão implementadas e gerenciadas no âmbito do programa Cientista Chefe, que é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) ‒ órgão que teve papel estratégico de articulação na iniciativa, sobretudo quanto ao financimento do programa.

INSCRIÇÕES ‒ Os candidatos deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, em formulário eletrônico disponível no site do Programa Corredores Digitais. Os clusters estão divididos em dois grupos, que seguem cronogramas diferentes. As inscrições do grupo 1 têm início nesta quinta-feira (15) e seguem até 15 de agosto. As inscrições do grupo 2 começam no dia 16 de agosto e vão até 15 de setembro. Os componentes de cada grupo, além de outras informações, estão no edital de seleção.

SOBRE O CORREDORES DIGITAIS ‒ É um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela SECITECE. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

SOBRE O CLUSTERS ECONÔMICOS DE INOVAÇÃO ‒ Consiste na proposta de desenvolvimento de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado através da introdução de inovações relacionadas aos setores econômicos de maior potencial em cada área, cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta naquela região.

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do CEMP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300