Em processo de reestruturação, EIDEIA regulamenta PAAP e atualiza Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação
- Quarta, 04 Agosto 2021 15:46
Presente em rankings que listam as melhores universidades do mundo, a Universidade Federal do Ceará promove continuamente ações e programas que visam à excelência na formação e inovação acadêmica. Boa parte dessas atividades está sob a supervisão da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), que reúne iniciativas de políticas e práticas de aprendizagem no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.
Nos últimos anos, a EIDEIA vem passando por reestruturações importantes para garantir a melhoria no desempenho de suas ações. Parte dessas inovações, inclusive, foi antecipada em resposta às necessidades decorrentes da pandemia de covid-19. Uma delas foi o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior da UFC, denominado Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP).
"[O PAAP] surgiu da necessidade de regulamentar, atualizar e ampliar o antigo programa [de formação docente] e ganhou força e visibilidade durante o Plano Pedagógico Emergencial da Pró-Reitoria de Graduação para a retomada das aulas em formato remoto", conta a Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), setor que coordena o PAAP.
Em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP), o programa desenvolve um plano de formação continuada para o uso técnico-didático dos recursos digitais. "As ações formativas visam impactar o projeto educacional da UFC provocando mudanças constantes que privilegiam práticas inovadoras e assinalam o uso das tecnologias digitais no sentido da ampliação das potencialidades que valorizam o saber da docência", aponta a coordenadora do programa.
São oficinas, webconferências, minicursos e lives sobre temas como ensino híbrido, metodologias ativas, didática, avaliação e planejamento de ensino para ambiente virtual, e elaboração de videoaulas e material didático. A iniciativa realiza ainda atividades culturais e oferece apoio técnico para transmissão de eventos da comunidade acadêmica. Tudo transmitido pelo canal do PAAP UFC no YouTube.
Já são 347 ações realizadas desde o início do programa, em junho de 2020. Destaque para a I Semana Pedagógica da UFC, ocorrida em maio deste ano em parceria com a PROGRAD. "Está vindo aí a II Semana Pedagógica (II SEMPED), que tem como objetivo alinhar e articular os campi da Universidade às formações docentes para integrar, apoiar e acompanhar as atividades formativas no decorrer do semestre 2021.2", antecipa a coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Costa.
Ao completar um ano, em junho último, o PAAP foi regulamentado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC, marcando a proposta de formação de docentes no âmbito da graduação e pós-graduação. O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico é executado em fluxo contínuo e por tempo indeterminado, sendo destinado a professores efetivos (que não precisam cumprir carga horária mínima) e em estágio probatório (que devem cumprir carga horária de 128 horas de ações formativas em ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica).
A Profª Mazzé Costa lembra que, além dos docentes, o PAAP atende demandas de formação de estudantes e servidores técnico-administrativos. "A equipe PAAP compreende a importância desse programa para a UFC no âmbito geral da capacitação, formação e treinamento, pois tem como papel principal acompanhar a evolução e inovação da concepção de formação do tripé humano que compõe a UFC, a saber professor, estudante e técnico", destaca.
PROPAG – A reestruturação da EIDEIA proporcionou também avanços em outro programa. Em junho passado, o CEPE aprovou a atualização do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG) da UFC.
O PROPAG, que tem o objetivo de "contribuir para a elevação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação da UFC mediante a participação e a colaboração efetivas de estudantes de mestrado e doutorado", é coordenado pela EIDEIA em parceria com a PROGRAD e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
Uma das grandes mudanças no PROPAG foi facultar aos cursos ou programas de pós-graduação (PPGs) a adoção, obrigatória ou não, do Estágio de Docência em sua estrutura curricular. A forma de implementação do estágio (se será atividade, módulo ou disciplina) e a definição de carga horária e número de créditos associados também serão definidas por cada curso ou PPG.
De acordo com o diretor da EIDEIA, Prof. João César Moura Mota, o novo programa destaca ainda a colaboração de mestrandos e doutorandos na avaliação de desempenho dos cursos de graduação e dos programas de bolsas acadêmicas e amplia as ações para a atuação dos pós-graduandos e docentes com vistas a reforçar as condições favoráveis ao sucesso dos discentes de graduação.
"As ações do novo PROPAG tratam do apoio efetivo dos recursos humanos que atuam na pós-graduação stricto sensu, especialmente os alunos de mestrado e de doutorado, às diversas atividades regulares e curriculares dos cursos de graduação, especialmente aquelas identificadas com desempenhos críticos", ressalta.
Assim, os pós-graduandos poderão atuar em ações que visem à melhoria dos indicadores de desempenho de alunos e de cursos de graduação, tais como: formação de grupos de estudo para alunos com dificuldades de acompanhamento dos componentes curriculares; atuação em divulgação científica em escolas do ensino médio; orientação de trabalhos de conclusão de cursos; colaboração em disciplinas teóricas e em atividades práticas; elaboração de materiais didáticos; condução de módulos de ensino para reforço, recuperação ou atualização de conteúdos programáticos ou de matérias reconhecidamente geradoras de reprovação, entre outras ações.
SAIBA MAIS – A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica foi criada em abril de 2016 como órgão suplementar da Reitoria. Atualmente, a EIDEIA é formada por Conselho Diretor, Diretoria Executiva, Secretaria Executiva, Colégio de Estudos Avançados (CEA), Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) e Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Educação Básica (COART).
A criação do PAAP e a atualização do PROPAG foram as primeiras mudanças executadas como parte da reestruturação da escola. De acordo com o Prof. João César Mota, outras ações estão sendo discutidas, como novos regimentos da EIDEIA e do CEA, constituição de uma coordenadoria de integração acadêmica e avaliação científica, e criação de um módulo EIDEIA para gestão, controle e registros acadêmicos de suas ações no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Fontes: Prof. João César Moura Mota, diretor da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.