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Estudantes do Campus de Russas desenvolvem programa de inteligência artificial para auxiliar o retorno presencial

Estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas desenvolveram o projeto InfoRussas: o Chatbot de Auxílio ao Retorno Presencial, para contribuir com os demais alunos na volta das atividades presenciais no campus, situado na região do Vale do Jaguaribe. Durante a pandemia de covid-19 e sob a orientação do Prof. Alexandre Arruda, a equipe de três bolsistas de iniciação acadêmica criou o chatbot, um programa de inteligência artificial hospedado no Telegram (@inforussasbot) para responder a dúvidas dos usuários.

Imagem: Marca do projeto Inforussas traz a ilustração de um robô nas cores vermelha e azul

No chatbot, há informações sobre a história do município de Russas, os atrativos turísticos e pontos de referência da cidade, os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes e farmácias, além de serviços públicos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, habitação e segurança.

O levantamento desses dados foi realizado tanto em pesquisas no site da Prefeitura Municipal de Russas como em formulários respondidos pelos discentes. A partir de um simples "oi" no Telegram, o usuário pode se comunicar com o chatbot por escrito ou acessar menus com informações sobre os serviços disponíveis na cidade. O acesso é gratuito para toda a comunidade, tanto que servidores técnico-administrativos e professores do campus também têm utilizado o programa.

PÚBLICO – Para o aluno Samuel Jonas Lima, do quarto semestre do Curso de Engenharia de Software, morador de Limoeiro do Norte, cidade vizinha a Russas, a experiência do projeto Inforussas o tem ajudado a conhecer melhor o mercado de trabalho da área de tecnologia da informação. Samuel espera ainda que a ferramenta desenvolvida por ele e seus colegas possa ser mais conhecida e utilizada não só pela comunidade acadêmica mas pela população russana.

"Com o retorno parcial das atividades presenciais, o número de pessoas que está experimentando o bot está dentro do esperado. Com o retorno total das atividades presenciais, esperamos que esse número cresça. Antes do lançamento, foi feita uma avaliação com o objetivo de validar a experiência do usuário. As sugestões de melhorias foram analisadas e implementamos praticamente todas", explica Samuel.

Imagem: Letreiro do município de Russas

APRENDIZADO – O estudante Josafá Dieb, do quarto semestre de Ciência da Computação, reside em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, e é bolsista do InfoRussas há três meses. Ele avalia positivamente a participação no projeto, no qual aprendeu sobre a usabilidade e a interface do usuário (UX/UI). "Foi uma das melhores experiências que eu já tive, pois foi a primeira vez que trabalhei em equipe para desenvolver um chatbot e, durante o processo, aprendi que, além de criar as suas funcionalidades, também seria necessário facilitar a forma pela qual essa funcionalidade seria acessada, deixando-a mais intuitiva para os usuários", compartilha Josafá.

Concorda com essa avaliação o estudante Pedro Ítalo Campos, do sétimo semestre de Engenharia de Software, que mora em Russas e também integra a equipe de desenvolvimento do chatbot. "Fazer parte desse projeto coloca em prática o conhecimento adquirido na graduação, e aprender com os meus colegas é muito gratificante. Eu aprendi a trabalhar em equipe, a desenvolver uma aplicação do zero, programando cada linha e discutindo o que pode ser melhorado a cada dia", afirma Pedro Ítalo.

PROJETOS – Segundo o coordenador do projeto InfoRussas, Prof. Alexandre Arruda, foi lançada a primeira versão do chatbot, que ainda pode evoluir a partir de sugestões vindas dos próprios estudantes do Campus de Russas. Além de telefones de emergência, relação de serviços de saúde e de atendimento médico, a lista de estabelecimentos e outros serviços existentes no município pode crescer. A equipe orientada pelo docente está trabalhando em um próximo chatbot voltado para questões específicas do campus e das atividades acadêmicas.

"A pandemia impactou o fato de que o Campus da UFC em Russas possui vários alunos que nunca tiveram muito contato com o campus e, principalmente, com a cidade. Ainda não foi feito um levantamento quanto à receptividade em outras cidades, mas é esperado que o chatbot auxilie os alunos que pretendem mudar de cidade quando todas as aulas voltarem para o formato presencial", pontua o Prof. Alexandre Arruda.

Mais informações sobre o InfoRussas podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo perfil do projeto no Instagram (@inforussasufc).

Fonte: Prof. Alexandre Arruda, coordenador do Curso de Ciência da Computação da UFC em Russas e coordenador do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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