Em cerimônia de homenagens a servidores, coletânea e Programa de Desenvolvimento de Gestores são lançados
- Quarta, 27 Outubro 2021 18:42
A Universidade Federal do Ceará prestou homenagem, na tarde desta quarta-feira (27), aos servidores que completaram 10, 20, 30, 40 e 50 anos de serviço à Instituição. Na solenidade, que foi realizada no auditório da Reitoria, também foram lançados o Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) e o segundo volume da Coletânea Travessia: Contos e Crônicas, resultado do 2º Concurso Literário da Semana do Servidor.
A cerimônia foi iniciada com a apresentação do Programa de Desenvolvimento de Gestores, pelo Prof. Marcus Machado, pró-reitor de Gestão de Pessoas. O objetivo da ação é fornecer uma formação contínua para quem já ocupa cargos de gestão na UFC e também capacitar quem almeja se tornar um dirigente. O PDG é uma parceria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) com a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).
O pró-reitor explicou que a proposta está fundamentada em um modelo de formação continuada que oferta trilhas de aprendizagem e ciclos de palestras. "Esperamos que por meio deste programa os nossos atuais e futuros gestores possam aprimorar as mais diversas competências técnicas e comportamentais", concluiu.
O 1º Ciclo de Palestras do PDG está com inscrições abertas até o dia 3 de novembro, por meio de formulário on-line. A atividade inaugural do ciclo será no dia 4 de novembro, às 14h, e tratará do tema "Integridade e governança no setor público", com palestra do superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará, Giovanni Pacelli, e moderação do diretor da Secretaria de Governança da UFC, Prof. Cláudio Marques.
Em seguida, foi lançado o segundo volume da Coletânea Travessia: Contos e Crônicas. Em referência à obra, a diretora da Secretaria de Cultura da UFC, Maria Pinheiro Pessoa de Andrade, parabenizou os vencedores do II Concurso Literário da Semana do Servidor, que tiveram seus contos e crônicas publicados. A gestora agradeceu nominalmente os profissionais que colaboraram com o projeto.
"Se o que nos é caro nessa iniciativa é o fomento da produção literária na Semana do Servidor, alcançar o recorde de inscrições, oriundas de todos os campi da UFC, é extremamente significativo e gratificante, pois nos mostra que estamos no sentido almejado", comemorou Maria Pinheiro. Ela esclareceu ainda que, atualmente, o livro está disponível somente em formato digital, mas terá versão impressa lançada após o retorno total das atividades da Imprensa Universitária, previsto para 2022.
HOMENAGENS ‒ Neste ano, cerca de 420 servidores receberão certificado de agradecimento pelos anos de serviço prestado à UFC. Dentre eles, foram convidados a comparecer à cerimônia alguns representantes, que receberam seus certificados das mãos do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, e demais autoridades da gestão superior.
Saiba mais sobre a cerimônia no vídeo da UFCTV
"Aqui nesta casa, que é nossa e também do povo cearense, lidamos com o que há de melhor em termos de material humano, competência e desenvolvimento. E foi justamente essa pujança de material humano que eu pude testemunhar ao longo desse período", declarou Amanda Nobre de Aguiar, diretora da Divisão de Programas e Projetos Culturais (DIPPC), que discursou em nome dos servidores que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de serviço à UFC.
A servidora técnico-administrativa expressou o orgulho por fazer parte da comunidade universitária e mencionou pesquisas e avanços importantes registrados nos últimos anos, ressaltando a contribuição dos servidores lotados em cargos administrativos para as conquistas da Universidade. "Eu sou muito grata a tudo que a UFC me trouxe, e aqui procuro dedicar o meu melhor, porque isso é dar ao meu povo o que ele merece".
Em nome dos servidores que excedem os 50 anos de serviço, o Prof. Lindberg Gonçalves, diretor do Campus de Russas, compartilhou sua história na Universidade, desde o ingresso como estudante até a criação do campus no município de Russas, cidade onde nasceu. O gestor sugeriu que os presentes imaginassem como seria o Ceará sem a Universidade Federal. Sob perspectiva particular, afirmou que a UFC mudou a história do Estado.
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, foi um dos representantes dos servidores homenageados pelos 30 anos a serviço da Universidade, que, segundo ele, "nasceu com vocação para ser boa, grande e majestosa". Em sua fala, dialogando com a fala do diretor que o antecedeu, o gestor máximo da Instituição acrescentou que a Universidade não mudou apenas o Ceará, mas também a vida de muitas pessoas. "A UFC mudou a minha história completamente", relatou. Em seguida, relembrou emocionado a tamanha importância da Instituição em sua trajetória, desde quando saiu do interior do Piauí para estudar na capital cearense.
O vice-reitor da Instituição, Prof. Glauco Lobo, enfatizou a importância do compromisso de a Universidade em atender bem a população, principalmente ao oferecer um ensino de qualidade, função primeira da academia, e expressou, em nome da atual gestão da UFC, "o respeito e o carinho da administração superior por todos os servidores".
Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ‒ e-mail: progep@ufc.br