Docentes do Curso de Música do Campus de Sobral atuarão como professores visitantes na Universidade de Montreal
- Quinta, 04 Novembro 2021 18:18
Os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo, do Curso de Música do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, foram convidados para uma experiência de intercâmbio acadêmico no exterior. Por um período de um ano, a partir de janeiro de 2022, ambos representarão a UFC ao atuar como professores visitantes estrangeiros e pesquisadores na Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá. Por conta do avanço da vacinação contra a covid-19, desde setembro deste ano as atividades acadêmicas na UdeM voltaram a ocorrer de forma presencial.
Os projetos de pesquisa e os planos de trabalho dos dois docentes, que são bolsistas de produtividade em pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), foram aprovados pela anfitriã canadense. A Universidade de Montreal, localizada na província de Quebec, é a segunda maior daquele país, além de ser a segunda principal instituição universitária francófona do mundo e a 41ª colocada no ranking de reputação e empregabilidade "Global University Employability", na avaliação da Times Higher Education (THE).
NEUROCIÊNCIA – Os contatos iniciais da Profª Adeline Stervinou com os colegas canadenses se deram ainda no ano de 2015, quando ela foi convidada para ministrar em Montreal uma palestra sobre o tema de sua tese de doutorado. No referido evento acadêmico, ela conheceu a Profª Isabelle Peretz, pesquisadora da UdeM e cofundadora do International Laboratory for Brain, Music and Sound Research (BRAMS / Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som, na tradução para o português). Peretz, que será a supervisora da nova pesquisa, é uma das maiores autoridades nas áreas de neurociência e música da atualidade e autora de diversos livros, dentre eles, Aprender a música: notícias das neurociências (inédito no Brasil), lançado pela Editora L’Harmattan em 2019.
No ano que vem, a Profª Adeline, maestrina da Orquestra Sinfônica da UFC-Sobral (OSUFC-Sobral), irá desenvolver, na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Montreal, a pesquisa de pós-doutorado intitulada "Estudo dos processos cognitivos implicados na comunicação do regente de orquestra: o papel do olhar". Ela tem se dedicado a pesquisar aspectos da cognição, da música e da regência, relacionando as funções cerebrais à educação musical.
"O meu objeto de trabalho é a orquestra, enfatizando o papel dos regentes, observando os processos cognitivos imbricados na regência e na comunicação com os músicos. O que me interessa ultimamente, portanto, é o ambiente acadêmico das orquestras universitárias e seus jovens instrumentistas", pontua Adeline Stervinou.
EDUCAÇÃO – O projeto de pesquisa de pós-doutorado "Aprender música tocando um instrumento: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental", proposto pelo Prof. Marco Toledo, será realizado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Montreal. Toledo, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, será supervisionado pela Profª Sylvie Cartier, pesquisadora do Groupe de Recherche sur les environnements scolaires (GRES / Grupo de Estudos nos Ambientes Escolares, na tradução para o português). Cartier é professora titular da UdeM e autora de extensa produção acadêmica, tendo lançado em 2020, pela Editora L’Harmattan, o livro Assumir o comando de sua aprendizagem: a aprendizagem autorregulada à luz dos contextos (inédito no Brasil).
Segundo o professor, a pesquisa, situada na área de psicologia da educação e da didática do ensino de instrumentos musicais, é voltada para os temas de metacognição e autorregulação da aprendizagem. Esse trabalho se somará aos produzidos há mais de duas décadas pelos estudiosos do GRES em escolas públicas da periferia de Montreal com jovens em situação de vulnerabilidade social e oriundos de comunidades de imigrantes.
"O aprender através da leitura não é aprender só a ler, é aprender a ser um cidadão para o século XXI, com todo um contexto na aprendizagem contemporânea. Isso é a mesma coisa para o instrumento musical. Não é aprender somente a ler partitura ou a tocar um instrumento, mas vai além: é o ‘aprender a aprender’, a aprender sozinho, a ter autonomia nos estudos e a ter autonomia como cidadão", afirma Marco Toledo.
INTERNACIONALIZAÇÃO – Além de tocar cada uma das pesquisas e ministrar aulas e palestras em inglês e em francês, os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo terão ainda a tarefa de aproximar a UFC e a Universidade de Montreal com o objetivo de celebrar um futuro acordo de cooperação internacional. A proposta é estabelecer entre as instituições um convênio geral, do tipo "guarda-chuva", que permita a professores, pesquisadores e estudantes de todas as áreas do conhecimento de ambas as universidades desenvolverem trabalhos conjuntos no eixo Brasil-Canadá.
"Como professores visitantes, teremos uma troca maior de tecnologias. Nós iremos lá não somente para aprender, mas também para ensinar as nossas expertises desenvolvidas na Universidade Federal do Ceará, para compartilhar os nossos conhecimentos, as nossas pesquisas anteriores, e o que trabalhamos aqui", finaliza Marco Toledo.
Fonte: Prof. Marco Toledo, do Curso de Música da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.