Filme "Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, ganha troféu Margarida de Prata, da CNBB
- Quarta, 10 Novembro 2021 17:37
O filme Soldados da Borracha, do cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o troféu Margarida de Prata. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, pelo arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, e contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.
Soldados da Borracha foi contemplado na categoria Cinema, como parte da 53º edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A honraria celebra os profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.
O documentário retrata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que foram enviados, durante o período da Segunda Guerra Mundial, à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para trabalhar na extração de látex, material que se tornou estratégico para a vitória dos Aliados no conflito. A promessa de voltarem para casa como heróis e com aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriu, e o filme narra a batalha desses soldados, até hoje, pelo reconhecimento.
Filmado nos estados do Ceará, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, e também em Brasília, a obra traz comoventes entrevistas de "soldados" sobreviventes e de outros personagens envolvidos na saga.
SAIBA MAIS – A CNBB instituiu, em 1967, o primeiro Prêmio de Comunicação Margarida de Prata para o Cinema, a partir de criação original do artista plástico e joalheiro Márcio Mattar. O nome Margarida de Prata refere-se tanto à beleza da flor, que possui inúmeros significados simbólicos, como faz alusão ao troféu da Palma de Ouro de Cannes.
Fonte: Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.