Vencedores do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade celebram reconhecimento de seus trabalhos
- Sexta, 03 Dezembro 2021 20:28
- Última Atualização: Quarta, 08 Dezembro 2021 16:44
Os 10 vencedores do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade foram agraciados nesta sexta-feira (3) no encerramento dos Encontros Universitários 2021. Valorizando as produções acadêmicas nas categorias de ensino, pesquisa, extensão, iniciação científica e inovação tecnológica, a premiação foi uma das novidades da edição desde ano dos EU. A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, e contou com transmissão ao vivo no canal dos EU2021 no YouTube, além de tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A abertura da cerimônia teve apresentação musical da Profª Adeline Stervinou e do Prof. Marco Toledo, docentes do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral. No dueto de flauta e clarineta, os professores executaram as peças instrumentais "Luiza", de Tom Jobim, e "Valsa Caleidoscópica", do também docente do Campus de Sobral Álvaro Lemos, que dedicou a obra exclusivamente à dupla. Ao final, Adeline e Marco tocaram, com voz e guitarra, a canção "Troca de calçada", de autoria da cantora e compositora Marília Mendonça, falecida em um acidente aéreo em novembro deste ano.
Após os agradecimentos, a presidente da comissão organizadora dos Encontros Universitários 2021, Profª Geanne Matos, fez um balanço geral dos EU 2021, que tiveram, no total, 4993 trabalhos apresentados virtualmente, distribuídos em 21 encontros em Fortaleza, e nos encontros realizados simultaneamente no Interior do estado, nos campi de Sobral, Crateús, Russas e Quixadá. Ela mencionou como destaques da programação as quatro plenárias, as 11 sessões temáticas, os 3 webinários internacionais, além de inúmeras oficinas e palestras.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
"Foram três dias de intensas atividades, nos quais os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos tiveram a oportunidade de mostrar os seus trabalhos e de trocar conhecimentos com a comunidade acadêmica e com a sociedade. Até a tarde desta sexta-feira (3), houve 21.130 visualizações no canal dos Encontros no YouTube. Só a palestra de abertura teve 3420 visualizações, e a plenária sobre covid, 2241", resumiu a Profª Geanne Matos.
Para o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, os EU foram um sucesso nos aspectos técnico, logístico, de comunicação com a sociedade e de visibilidade que, segundo o dirigente, faz jus à grandeza e diversidade de fazeres e saberes da UFC. Porto destacou também a perspicácia, tenacidade e capacidade dos alunos premiados, que inspiram os próximos eventos e as próximas gerações.
"Os vencedores do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade representam simbolicamente todo o conjunto de estudantes que também se esforçam, e que irão sinalizar, através do exemplo e da excelência, a inspiração para que novos estudantes se dediquem a esse caminho do fazer acadêmico", pontuou o Prof. Rodrigo Porto.
O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, no exercício da Reitoria, saudou todos os 35 mil estudantes de graduação da UFC, parabenizando a toda a comunidade acadêmica pelo desempenho e pelos trabalhos realizados.
"Os Encontros Universitários são um momento fantástico, e só quem já passou por isso entende a profundidade desse momento na vida do estudante. Considero essa premiação como um fato simbólico para chamar a atenção para a importância da educação. Os estudantes são a cellula mater da nossa presença aqui, e a universidade não existiria se não fosse por eles", declarou o vice-reitor.
A mesa de autoridades contou ainda com as presenças da Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão da UFC, e da servidora Telma Araújo do Nascimento, pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC. Confira como foi a solenidade também na matéria da UFCTV:
PREMIADOS – "Ter sido escolhida e agraciada na primeira edição deste prêmio, dentre tantos trabalhos importantes submetidos, foi realmente uma grata surpresa!", comemora a doutoranda em Ciências Farmacêuticas Regina Diego. Ela, que foi uma das três vencedoras na categoria Ensino, compartilha a vitória com seu orientador, Prof. Gandhi Rádis Baptista, "pelos ensinamentos, orientações e confiança de sempre".
Neyara Rebeca Barroso Lima, uma das vencedoras da categoria Extensão, diz esperar que o prêmio dê mais destaque a seu trabalho, permitindo-o receber incentivos e ser mais conhecido pela sociedade. "Acreditamos que, por meio dessa premiação, outros docentes e discentes sejam incentivados a pesquisar na Universidade e queiram compartilhar suas pesquisas também fora dos muros universitários. Esperamos suscitar engajamento, interesse e curiosidade, não só no nosso projeto, mas também nos outros projetos desenvolvidos. Esperamos criar conexões e parcerias para que possamos alçar voos cada vez mais altos", relata.
Segunda ganhadora da mesma categoria, Aidee Araújo defende que o prêmio "representa muita força, empenho e dedicação de todas as integrantes do projeto Trilhas Ecobotânicas", do qual faz parte. Ela agradece ao Prof. Marcelo Freire Moro e à coordenadora do programa Cuca Ambiental, Clarice Araújo, a ajuda no desenvolvimento de seu projeto. "Tenho orgulho de todo o trabalho que desenvolvemos, e por fazer parte dessa universidade que tanto me proporciona aprendizagens e vivências incríveis. Jamais esquecerei desse momento", comemora.
Lucas Almeida, que ganhou na categoria Iniciação Científica, afirma estar honrado por representar parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio). "Sinto que estou dando visibilidade aos meus colegas cientistas que conduzem projetos incríveis, bem como ao Curso de Biotecnologia da UFC que é tão recente, mas possui tanto a oferecer para a Universidade e para a sociedade", destaca.
O Prêmio UFC, Ciência e Sociedade foi dividido em três áreas do conhecimento: ciências exatas, da terra e engenharias; ciências da vida; e ciências humanas e sociais, letras e artes. A ideia é que a comenda continue nas próximas edições dos Encontros Universitários, conforme a presidente da Comissão Organizadora desta edição do evento e coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Profª Geanne Matos.
Após uma seleção rigorosa, que contou com comissões específicas para cada área avaliada, o prêmio garantiu uma significativa diversidade entre os projetos vencedores.
Abaixo, os próprios alunos vencedores explicam sobre o que tratam seus trabalhos:
CATEGORIA ENSINO
Regina Paula Soares Diego (Ciências Farmacêuticas)
Trabalho: As frutas tropicais e as bases físicas empregadas na técnica de ressonância nuclear magnética
Orientador: Prof. Gandhi Rádis Baptista (LABOMAR)
"Partindo do princípio que as bases físicas envolvidas no método de aquisição de imagens por ressonância magnética exibem um alto grau de complexidade e que existem dificuldades na compreensão da aplicabilidade da técnica e no entendimento dos protocolos desenvolvidos nos equipamentos, este trabalho surgiu sugerindo o emprego de frutas tropicais, como modelo experimental, visando ao desenvolvimento de alunos e profissionais da área de radiodiagnóstico, proporcionando a aprendizagem da aplicabilidade técnica da ressonância magnética e dos protocolos disponíveis para aquisição de imagens médicas. Este trabalho foi aceito como Projeto de Iniciação Científica no Centro Universitário Estácio do Ceará e contou ainda com uma parceria com a Clínica Omnimagem, em Fortaleza".
Morgana Timbó Lima (Pedagogia)
Trabalho: Estágio em Educação Infantil: a monitoria como espaço de reflexão sobre as possibilidades de atuação em meio à pandemia
Orientadora: Profª Geórgia Albuquerque de Toledo Pinto (Fundamentos da Educação)
"O nosso trabalho é um breve retrato do desenvolvimento da atividade de Estágio em Educação Infantil, durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A continuidade da atividade se fundamenta na garantia do direito à educação. A etapa da Educação Infantil tem uma identidade singular, pois busca-se o desenvolvimento integral da criança e elementos como a rotina, a organização do ambiente, atividades de exploração, atividades corporais, primordiais para o bom desenvolvimento da prática pedagógica e que foram severamente comprometidos pela necessidade de isolamento social. As ações promovidas pela proposta de trabalho eram direcionadas visando oferecer às crianças atividades da forma mais rica possível, considerando o contexto restritivo, fortalecer a educação básica neste momento com direcionamentos e formação continuada e guiar os estudantes universitários matriculados na atividade no desenvolvimento do olhar pedagógico, complexo, considerando todos os conhecimentos prévios assimilados, para propor práticas a serem trabalhadas com as crianças. A maior contribuição desta pesquisa é mostrar que a ciência é feita por muitas mãos e que a universidade é lugar de construção de saberes, todos os dias um novo contexto se apresenta e temos a potência de buscar novas práticas para eles".
Roberto Aaron Marques Braga (Engenharia Elétrica)
Trabalho: Estratégias de ensino de sistemas lineares no contexto da pandemia
Orientador: Prof. Bismark Claure Torrico (Engenharia Elétrica)
"O meu trabalho trata-se de uma proposta de metodologia de monitoria que aborda os estudantes de graduação com mais atenção, o que tem sido importante nesse período de pandemia. O desenvolvimento do material e a execução da proposta foram motivados não somente pela demanda que vejo por orientação e tutoria por parte dos estudantes do meu curso (Engenharia Elétrica), mas também pelo prazer que tenho em lecionar. Desse modo, o meu trabalho contribui trazendo ideias simples e de fácil aplicação para que monitores possam interagir mais com os estudantes e para que possam ajudá-los de maneira mais eficiente".
CATEGORIA PESQUISA
Dominick Maia Alexandre (Letras)
Trabalho: Nheentiquetador: um etiquetador morfossintático para o sintagma nominal do nheengatu
Orientador: Prof. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe (Letras Estrangeiras)
"O nosso trabalho consiste no desenvolvimento de um etiquetador morfossintático para o sintagma nominal do nheengatu, língua indígena da família Tupi-Guarani em risco de extinção. Esse tipo de software, até então inexistente para o nheengatu, é fundamental no processamento de linguagem natural, subárea da inteligência artificial que lida com o aperfeiçoamento do processamento computacional da linguagem humana".
CATEGORIA EXTENSÃO
Aidee Araújo de Oliveira (Ciências Ambientais)
Trabalho: Trilhas ecobotânicas em tempos de isolamento social: transpassando os muros acadêmicos através da democratização do conhecimento virtual
Orientador: Prof. Marcelo Freire Moro (LABOMAR)
"Este trabalho apresenta as atividades executadas ao longo de 2021 pelo projeto de extensão Trilhas Ecobotânicas, do LABOMAR/UFC, que surgiu com o objetivo de integrar crianças, jovens e adultos em ações de educação ambiental. A motivação para realização desse trabalho foi dar continuidade às ações de educação ambiental que, anteriormente, eram realizadas de forma presencial, mas devido à pandemia de covid-19, tiveram que ser adaptadas ao formato virtual. Através das atividades executadas pelo projeto, em parceria com o programa Cuca Ambiental da Rede Cuca (Prefeitura Municipal de Fortaleza), alcançamos crianças, jovens e adultos de forma bastante efetiva, sensibilizando e estimulando o conhecimento acerca do meio em que vivemos. Por meio das ações realizadas, furamos a bolha acadêmica, transmitimos conhecimentos e chegamos ao coletivo".
Neyara Rebeca Barroso Lima (Letras)
Trabalho: Exposição na ponta dos dedos: proposta de acessibilidade por meio de fotografia tátil, rastreamento de toque e audiodescrição
Orientador: Prof. Roberto César Cavalcante Vieira (Arquitetura e Urbanismo e Design)
"O Curso de Design da UFC tem um projeto de extensão em andamento intitulado Fotografia Tátil Como Meio de Expressão Artística e Inclusão, que objetiva possibilitar que pessoas com limitação sensorial visual, cegos e baixa visão (PcDV) produzam fotografias. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD), em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e a Associação de Assistência aos Cegos (SAC), ofereceu, em 2019, cursos sobre técnicas de produção de fotografia para PcDVs, possibilitando-lhes criar suas próprias fotos, que foram expostas na exposição intitulada “Na ponta dos dedos”, em setembro e outubro de 2021, no MFF. Essa exposição contou com audiodescrições, peças táteis e rastreamento de toque. Além do DAUD e do MFF, o Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), por meio do grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da Universidade Estadual do Ceará, integra o projeto, por ter uma vasta experiência em pesquisas e formação em audiodescrição. O protagonismo da pessoa com limitação sensorial, a autonomia para experienciar a arte, a possibilidade de ser agente transformador e transformado na sociedade e a relevância e a satisfação pessoal e acadêmica foram alguns dos motivos que me impulsionaram a entrar, contribuir e permanecer no projeto fotografia tátil".
CATEGORIA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Luísa Fernandes Vieira da Ponte (Arquitetura e Urbanismo)
Trabalho: A participação popular como caminho para uma regularização fundiária transformadora: o caso de Fortaleza
Orientadora: Profª Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas (Arquitetura e Urbanismo e Design)
"O trabalho procura se aprofundar, especialmente, na questão da informalidade urbana. A inquietação sobre essa temática surgiu a partir da percepção de que existe certa eletividade – por parte da sociedade civil, por meio de um discurso também apropriado pelo Poder Público – no que se entende como informalidade, aspecto este que se torna passível de criminalização, dependendo do espaço sobre o qual incide. Entendo que a contribuição do artigo, além de refletir teoricamente sobre os limites entre (in)formalidade, (i)legalidade e legitimidade, é apresentar a participação popular nos processos de tomada de decisão como um caminho com potencial transformador para a regularização dos territórios. Esse entendimento se dá a partir dos estudos de caso de duas comunidades de Fortaleza, cujos processos de mobilização eu pude acompanhar por meio da minha participação em grupos de ensino, pesquisa e extensão como o Canto Emau [Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – EMAU] e o ArqPET, aliando isso a um processo de pesquisa documental e realização de entrevistas específicas para o desenvolvimento do trabalho".
Lucas Almeida de Freitas (Biotecnologia)
Trabalho: Conversão de lactose em tagatose usando misturas de cleas de β-galactosidase e L-arabinose isomerase
Orientadora: Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves (Engenharia Química)
"A essência do meu trabalho é a imobilização de uma enzima, a lactase, que quebra o principal carboidrato do leite, a lactose. A imobilização é um processo que permite a reutilização das enzimas em diversos ciclos, diminuindo o seu desperdício. Neste trabalho, após desenvolver esse método, o objetivo é juntar com outra enzima imobilizada, a L-arabinose isomerase. Juntas elas podem transformar a lactose do soro de leite em tagatose, um açúcar de baixo teor calórico e não glicêmico, ideal para dietas de pessoas diabéticas, e quase tão doce quanto o açúcar comum, sem gosto residual. Desenvolver esse projeto foi para mim uma ótima oportunidade de mostrar a importância do trabalho com moléculas biológicas, e como ele pode ser aplicado com a visão de melhorar a qualidade de vida das pessoas".
Andreia Cíntia Eufrásio Soares (Enfermagem)
Trabalho: Desenvolvimento de tecnologia didático-científica para enfermeiros psiquiátricos na assistência a portadores de transtornos do espectro bipolar
Orientadora: Profª Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho (Enfermagem)
"Nosso trabalho trata-se de uma tecnologia assistencial desenvolvida para ser utilizada por enfermeiros psiquiátricos que prestam assistência a pacientes portadores de transtornos do espectro bipolar. Mais especificamente, trata-se de um manual que lista diretrizes clínicas de cuidados, o qual nomeamos como Manual Clínico de Assistência da Enfermagem Psiquiátrica aos Transtornos do Espectro Bipolar (MAEP-TB), atualmente reunindo 164 intervenções originalmente elaboradas para a obra. A motivação que levou ao seu desenvolvimento foi a constatação empírica – corroborada por resultados de estudos científicos –, de que há, entre um grande número de pacientes psiquiátricos, uma demanda não suprida de cuidados especializados que atendam às necessidades advindas do transtorno mental e das repercussões biopsicossociais resultantes deste. Desse modo, esse trabalho contribuirá para a reparação desse problema à medida que irá disponibilizar ao profissional responsável pelo cuidado especializado (o enfermeiro psiquiátrico) um sistema com diretrizes clínicas objetivas e bem definidas, para uma prática de cuidado em psiquiatria e saúde mental resolutiva e sistematizada, em um atual cenário em que são escassos trabalhos análogos com a mesma proposta e configuração do MAEP-TB".
CATEGORIA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Luan dos Santos Mendes (Fisioterapia)
Trabalho: Modelagem de sistema sob a forma de app em plataforma móvel para atenção à saúde do policial militar do Ceará
Orientadora: Profª Raimunda Hermelinda Maia Macena (Fisioterapia)
"Conforme identificado em estudos atuais, policiais compõem a terceira profissão com maior frequência de transtornos mentais e físicos. É indiscutível a necessidade de acompanhamento das condições de trabalho e saúde dos policiais militares (PM), portanto, este trabalho tem o objetivo de discutir acerca da modelagem de um aplicativo para mensuração de dados referentes à saúde mental e física desses profissionais. A proposta de criação de um software mobile para o cuidado desses profissionais vem ao encontro da necessidade de ampliar eixos norteadores que pautem estratégias de cuidados com a saúde e sociedade. O modelo desenvolvido servirá de base para a programação do aplicativo a ser disponibilizado para o usuário final".
Fonte: Comissão Organizadora dos EU 2021, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.