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Ministério da Economia suspende pagamento de aposentados e pensionistas que não realizaram prova de vida

Os aposentados e pensionistas do poder Executivo federal que não realizaram a prova de vida referente ao período de janeiro de 2020 a setembro de 2021 tiveram o pagamento suspenso na folha de janeiro pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). A medida cumpre o disposto nas Instruções Normativas nº 45, de 15 de junho de 2020, e nº 91, de 30 de setembro de 2021, ambas do Ministério da Economia. Ao todo, o governo suspendeu de forma automática o pagamento de 292 aposentados e pensionistas da UFC.

 Imagem: foto de uma mão segurando um celular e na tela aparece o aplicativo sougov

Para o restabelecimento do pagamento, é preciso realizar a prova de vida na agência bancária ou por meio de aplicativo mobile (SouGov.br e gov.br para quem tem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE – ou no Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN). Após esse processo, o pagamento será normalizado na próxima folha de pagamento disponível para inclusão.

A Central de Relacionamento PROGEP também ficará disponível aos aposentados e pensionistas que precisarem, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e WhatsApp institucional (apenas mensagens) +55 (85) 3366 7395. Para atendimento presencial deve ser realizado agendamento prévio.

PROVA DE VIDA – O recadastramento (prova de vida) deve ser realizado anualmente, durante todo o mês de aniversário do aposentado e pensionista, a contar do primeiro dia do mês. Vencido esse prazo, é registrado o atraso e o servidor tem no máximo mais 60 dias para fazer a comprovação de vida antes que seu pagamento seja suspenso.

A obrigatoriedade da prova de vida havia sido suspensa como medida de prevenção ao contágio pela covid-19, mas voltou a ser exigida em outubro de 2021. Foi dado um prazo até 31 de dezembro para a regularização das comprovações. As atualizações sobre o assunto publicadas pelo governo federal foram divulgadas ao longo dos últimos dois anos no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Portal da UFC e via notificações direcionadas aos interessados pelos aplicativos SIGEPE e SouGov.

Mais informações podem ser acessadas na seção de Perguntas Frequentes do Portal do Servidor do Governo Federal.

Fonte: Coordenadoria de Cadastro e Pagamento (COCPG) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; WhatsApp: (85) 3366 7395 (apenas mensagens)

Endereço

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