Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC inscreve para novas turmas até 25 de fevereiro
- Quarta, 02 Fevereiro 2022 12:00
Os projetos de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará estão com inscrições abertas, até o dia 25 deste mês, para turmas de violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico. Qualquer pessoa da comunidade, com idade a partir de 7 anos e sem limite de idade para adultos, pode se inscrever via formulário eletrônico. As aulas são totalmente gratuitas e presenciais. Para turmas de iniciantes, não é necessário ter conhecimento musical prévio.
Embora não seja feito teste de seleção, em decorrência da procura, que costuma ser grande, o critério de inclusão nas turmas será pela ordem de inscrição. Os candidatos não contemplados integrarão uma lista de espera com validade até dezembro de 2022. A lista de alunos selecionados e a de suplentes será publicada no dia 27 de fevereiro nas páginas do Facebook (@ensinocoletivocordas) e Instagram (@ensinocoletivo) do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC.
As atividades começam em 21 de março. As aulas ocorrerão nos campi da UFC no Pici, Benfica e adjacências. O local exato das salas de cada turma será publicado junto com a lista de selecionados no dia 27 de fevereiro.
Importante: A coordenação dos projetos explica que no dia 5 de março, das 10h às 12h, será realizada a reunião obrigatória de orientação aos novos alunos através do canal do YouTube Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas UFC. Outra observação é que o aluno precisa ter ou adquirir o instrumento ao longo do curso.
Perguntas sobre a organização das turmas; instruções sobre compra, tamanho e marcas dos instrumentos e acessórios; contatos de luthiers recomendados para a reforma dos instrumentos; apostilas e partituras a serem utilizadas, bem como outras dúvidas, serão respondidas no dia 27 através do chat do YouTube.
MÓDULOS ─ O curso de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas tem duração de sete módulos semestrais, que podem ser repetidos, se necessário. Cada módulo é separado de acordo com o nível de desenvolvimento técnico do aluno. O conteúdo estudado é pelo método All for Strings de Anderson & Frost. Os módulos são divididos da seguinte forma:
Módulo 1 (Iniciante 1) – All for Strings vol. 1 – exercícios preparatórios, ex. 1 a 51
Módulo 2 (Iniciante 2) ─ All for Strings vol. 1 – ex. 52 a 93
Módulo 3 (Básico 1) – All for Strings vol. 1 – ex. 94 a 139
Módulo 4 (Básico 2) – All for Strings vol. 1 – ex. 140 a 184
Módulo 5 (Intermediário 1) – All for Strings vol. 2 – ex. 1 a 79
Módulo 6 (Intermediário 2) – All for Strings vol. 2 – ex. 80 a 147
Módulo 7 (Avançado) – All for Strings vol. 3 – ex. 1 a 80
PASSAPORTE ─ Para as atividades presenciais, em atendimento aos protocolos de segurança sanitária, as turmas terão vagas limitadas e, nas aulas, será adotado o distanciamento entre os alunos de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias. Também será exigida a comprovação do passaporte de vacinação dos participantes.
No caso das turmas de violoncelo e contrabaixo, em razão da dificuldade de deslocamento dos instrumentos que possuem dimensões maiores, os professores podem combinar aulas (presenciais e on-line), conforme a necessidade da turma, em um acordo prévio feito entre os monitores e os alunos.
No caso de um agravamento da pandemia de covid-19 e se as condições sanitárias exigirem a paralisação das atividades presenciais, as aulas poderão passar a ser remotas, adverte a coordenação.
TURMAS ON-LINE ─ A coordenação dos projetos adianta que no dia 1º de março será aberto edital com vagas destinadas somente às turmas on-line. Já em maio, serão abertas vagas para turmas de musicalização infantil e de teoria e solfejo musicais para adultos. Os detalhes serão posteriormente informados.
Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Profª Liu Man Ying, da coordenação dos projetos de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas ─ e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.