Administração da UFC prestigia inauguração de expansão estrutural do Complexo do Pecém
- Sexta, 11 Fevereiro 2022 14:51
O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, inaugurou ontem (10) nova expansão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado em São Gonçalo do Amarante. O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, esteve entre as autoridades convidadas para compor a mesa da solenidade do Executivo estadual, ao lado do governador, da vice-governadora, de ex-governadores de diferentes períodos da história do Ceará; de representantes dos três poderes nas esferas municipal, estadual e federal; de militares; e de administradores do porto.
As estruturas inauguradas mobilizaram um investimento de R$ 772,8 milhões e consistem em um novo portão de acesso (gate 2), uma ponte para os píeres (ponte 2) e um berço de atracação adicional (berço 10). A ampliação deve incrementar a capacidade operacional do terminal portuário cearense, que integra uma joint venture (empreendimento conjunto com finalidade comercial ou tecnológica) formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, na Holanda, o de maior movimentação em países ocidentais.
Prestes a completar 20 anos de existência, o complexo está ligado a sete linhas de cabotagem e três de longo alcance marítimo, tendo movimentado mais de 22 milhões de toneladas em cargas somente em 2021. De acordo com Danilo Serpa, presidente do CIPP, os resultados são a prova de que nem a pandemia parou o Pecém. "Mesmo em meio à segunda onda, no ano passado, quebramos todos os nossos recordes. Pela primeira vez, ultrapassamos o Porto de Suape (PE) em movimentação", assinalou o dirigente.
Em seguida, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, relembrou sua própria fala quando da inauguração do porto. "Terminei meu discurso naquela época pedindo que Deus abençoasse o Porto do Pecém. E hoje preciso reconhecer que o Ceará inteiro é abençoado. O Ceará que estamos vivendo é resultado de inteligência, de dedicação e do amor de várias gerações de responsáveis por tudo isso aqui", disse o titular da pasta.
Agraciados pelo governador Camilo Santana com placas de homenagem pela contribuição dada ao Ceará durante seus governos, os ex-governadores Tasso Jereissati (1987 a 1991 e 1995 a 2002), Ciro Gomes (1991 a 1994) e Cid Gomes (2007 a 2015) também foram convidados a expressar suas impressões sobre a importância do Porto do Pecém para o modelo de desenvolvimento do Estado. O clima geral era de sensação de continuidade, uma vez que a consolidação e o crescimento do complexo, hoje associado ao maior porto do Ocidente, atravessaram vários governos.
Camilo Santana disse que as três obras inauguradas fazem parte de uma "trinca" de hubs estratégicos há muito sonhados para o Ceará: aéreo, tecnológico e portuário; também aproveitou para anunciar ampliações rodoviárias que atenderão à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que ladeia o empreendimento portuário. Já a vice-governadora Izolda Cela destacou, em sua fala, "uma cultura de compromisso com ações, projetos e políticas que movimentam o Estado em direção ao desenvolvimento, sem esquecer de olhar por quem mais precisa".
"Somos hoje o segundo ponto mais conectado do planeta, estamos com protocolos de entendimento assinados com grandes plêiades internacionais para a produção de hidrogênio verde e de energias renováveis. Somos um Estado que planeja. Tudo isso foi consequência do olhar de homens visionários, com grande espírito público", reconheceu o governador, mirando seus antecessores. O governador antecipou ainda que, para dar andamento ao polo de hidrogênio, a geração de energias limpas terá que ser estendida por todo o Ceará, inclusive no Interior.
Confira a matéria da UFCTV sobre os novos espaços do complexo:
O Prof. Cândido Albuquerque lembrou que a UFC esteve presente na construção e no desenvolvimento do porto desde a sua gênese, notadamente pela participação de professores e pesquisadores do Centro de Tecnologia. Um deles, Erasmo Pitombeira, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA), falecido em 2017, foi diretor-presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Ceará Portos) e responsável pela administração do complexo.
"Temos também um grande programa de estágio em parceria com a CSP, que possibilita aos nossos alunos de diferentes áreas agregar conhecimentos à formação por meio do aprendizado prático. O Pecém é estratégico para o crescimento do Ceará, e onde tiver um empreendimento desse porte, a academia (e consequentemente a UFC) deve estar", sintetizou o reitor.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.