NUCOM integra grupo que acompanha censo da população em situação de rua em Fortaleza
- Terça, 22 Fevereiro 2022 10:58
- Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2022 13:50
Os resultados da pesquisa da Prefeitura Municipal de Fortaleza que traçou o perfil das pessoas em situação de rua na Capital foram apresentados nessa segunda-feira (21), revelando o aumento de 54% dessa população. Participaram da audiência pública, na Câmara Municipal de Fortaleza, representantes de movimentos sociais, associações, pessoas em situação de rua, além de vereadores, secretários e deputado estadual.
As pesquisas censitária e amostral do perfil socioeconômico foram realizadas por empresa especializada. O processo de desenvolvimento e execução do censo contou com monitoramento e acompanhamento de grupo de trabalho (GT) que envolveu Ministério Público do Estado do Ceará, movimentos sociais e religiosos, técnicos da Prefeitura e organizações e instituições que atuam com a população de rua, entre elas o Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
A Profª Verônica Morais, coordenadora do NUCOM, explica que o núcleo contribuiu desde o início da pesquisa, em junho de 2021, com os conhecimentos em aplicação de questionários e construção de instrumentos. “Agora estamos no momento de acompanhar a divulgação dos resultados, e serão realizados seminários e outras atividades. Estamos juntos tentando fazer com que o resultado do censo possa trazer mudanças”, destaca.
Representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social reconheceram o trabalho do GT e a necessidade de oficializar e ampliar o grupo para acompanhamento da implementação das medidas que serão determinadas em plano emergencial a ser divulgado nos próximos 90 dias pela Prefeitura de Fortaleza.
Ouça também notícia sobre o trabalho no Flickr da UFC
RESULTADOS – Foram registradas oficialmente 2.653 pessoas em situação de rua em Fortaleza. Os dados revelam crescimento de 54% em relação ao último Censo de 2014, que registrou 1.718 pessoas. Os resultados e a pesquisa na íntegra estão disponíveis para acesso público.
NUCOM – Criado oficialmente em 1992 e referência na área da psicologia comunitária, o NUCOM atua desde 2017 com a população em situação de rua através de projetos de extensão e pesquisa via editais. Participa também de fóruns que discutem ações relacionadas a essa população. Saiba mais sobre o NUCOM nas páginas do projeto no Facebook e no Instagram.
Fonte: Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC (NUCOM) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7729