Com nova empresa e ações culturais, refeitórios do RU de Fortaleza voltam às atividades
- Segunda, 04 Abril 2022 19:02
Com uma foto da turma à mesa, com pratos cheios e chocolate à mão, a aluna de Fisioterapia Letícia Dutra comemorou: "Essa vai para o top 10 das memórias da UFC. O estudante emocionado por um RU de respeito". A postagem no Instagram foi compartilhada pelo perfil oficial do Restaurante Universitário na rede social, que acompanhou a movimentação dos estudantes no horário de refeição.
Após uma suspensão de apenas cinco dias, todos os refeitórios do Restaurante Universitário (RU) nos campi de Fortaleza foram reabertos nesta segunda-feira (4). O retorno em tempo recorde só foi possível por meio de uma força-tarefa que envolveu diversos setores da Administração Superior da UFC, como a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Coordenadoria de Restaurante Universitário, permitindo, assim, a retomada de uma das principais políticas de assistência estudantil da Instituição.
Acesse o Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que participou diretamente na resolução do problema, celebrou a volta das atividades. "O desfecho, extremamente positivo, como nossas equipes registraram durante todo o dia de hoje, só foi possível graças ao envolvimento de todos. O restaurante tem um significado muito especial para mim, já que sem ele não teria sido possível cursar a UFC na minha época de graduação em Direito. Por isso, venho acompanhando cada ação que envolve o RU e, assim como todos, comemorei sua reabertura nesta segunda", afirmou.
O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, informa que, após identificado o não cumprimento das exigências da UFC para o fornecimento das refeições e execução do serviço pela empresa anteriormente licitada, foi encerrado o ato de registro de preço com ela e iniciado um processo emergencial de dispensa de licitação. Isso foi necessário para identificar rapidamente empresas que pudessem cumprir as demandas de forma satisfatória.
"O reitor determinou que a reabertura do RU deveria ser no dia 4, que fosse dado a isso prioridade número 1 da gestão no período, porque este é um elemento muito importante da política de assistência estudantil. Percorremos todos os processos necessários, todas as etapas indispensáveis para o processo de dispensa de licitação foram realizadas, não saltamos nenhuma. E, na sexta-feira, concluímos tudo com a assinatura do contrato com a nova empresa pelo vice-reitor. Foi um trabalho intenso", relata o pró-reitor.
A nova empresa iniciou o trabalho nesta segunda-feira, marcando o retorno com artistas que apresentaram música ao vivo, na hora do almoço, aos estudantes, que receberam chocolates de sobremesa. "Foi uma abertura extremamente satisfatória, os estudantes se mostraram muito contentes, e isso nos brinda com muito contentamento, porque estamos atendendo a uma demanda necessária da comunidade", destaca Bittencourt. A equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa) acompanhou a movimentação nos refeitórios durante todo o dia.
A diretora de Alimentação e Nutrição da Coordenadoria de Restaurante Universitário, Natália Vasconcelos, reforçou a importância da força-tarefa na resolução do impasse. “Todos deram as mãos no sentido de resolver a situação com a antiga empresa e viabilizar a nova contratação em tempo recorde, respeitando todos os trâmites e cautelas burocráticas e legais. Então, nós estamos muito felizes e emocionados por finalmente poder oferecer um serviço de qualidade aos nossos usuários”.
"A perspectiva agora é que tudo corra da melhor forma possível”, afirmou a titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Profª Geovana Cartaxo. Segundo ela, as equipes estão trabalhando agora na licitação final da nova empresa fornecedora do RU, que sucederá o atual contrato emergencial. “Queremos tornar o RU, cada vez mais, um espaço de expressão e manifestação dos alunos. Então, quem quiser organizar saraus de poesia, música ou dança nos refeitórios, seja bem-vindo", convocou Geovana Cartaxo.
RETORNO AGRADA ALUNOS – Para o aluno Samuel de Carvalho, que cursa o 10º semestre do Curso de Direito, a experiência de voltar a almoçar no RU foi bastante agradável. "Depois desse ano turbulento que a gente teve, acredito que o retorno do RU agora foi um sucesso. Não esperei tanto tempo na fila, cheguei cedo, e tinha uma banda tocando lá, tinha comida e foi rápido. Tinha até Serenata de Amor, que acho que foi um diferencial! Ao sair do RU, umas 11h50min, não havia filas. Meus amigos me relataram que a experiência deles com o RU também foi muito boa, então a gente só espera que essa qualidade, essa excelência que a gente viu hoje, possa permanecer e seja realmente o padrão da UFC", relatou o estudante, que fez sua refeição no refeitório do Campus do Benfica.
Samuel veio de Belém do Pará para estudar na UFC e afirmou que o Restaurante Universitário tem fundamental importância em sua vida acadêmica. "Além de o RU ter uma refeição completa e saudável, ele tem um preço bem acessível. Então, eu consigo sair da aula, comer e depois ir para o meu estágio, fazer minhas atividades, o que é muito bom", destacou.
A partir desta segunda-feira (4), o RU voltou a fornecer as cerca de 11.600 refeições diárias na Capital, entre café da manhã, almoço e jantar. Todos os preparativos da reabertura foram feitos sob supervisão da Coordenação do RU, como limpeza, montagem de equipamentos e organização de materiais para receber a comunidade universitária. A equipe de Nutrição do RU fez o monitoramento dos serviços, com avaliação sensorial das preparações, abordando aspectos relativos a sabor, odor, aparência e consistência das preparações. Além disso, realizou o controle de temperatura dos alimentos, etapa importante para a garantia da segurança sanitária.
Confira como foi a retomada das atividades dos refeitórios do RU em Fortaleza:
ORIENTAÇÕES À COMUNIDADE – O acesso ao RU continuará sendo feito mediante agendamento, via SIGAA. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, cujo objetivo é evitar aglomerações nos horários de pico e organizar a demanda. A expectativa da Coordenação do RU é que, com a normalização dos serviços a partir da contratação da nova fornecedora, o acesso aos refeitórios seja diluído, reduzindo-se o tamanho das filas nos horários mais críticos.
Na entrada dos refeitórios, serão solicitados o cartão do RU (previamente carregado) e um documento de identificação oficial com foto. Aqueles que ainda não possuem o cartão podem solicitar a primeira via nos guichês do Restaurante, apresentando documento de identificação com foto e comprovante do vínculo com a UFC.
Com a reabertura do RU, foi suspenso, a partir desta segunda-feira (4), o pagamento do auxílio-alimentação emergencial destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade entre os dias 28 de março a 1º de abril, datas que corresponderam aos dias de suspensão dos serviços do Restaurante em Fortaleza.
Mais detalhes sobre o acesso ao RU podem ser vistos no Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário.
Fonte: Coordenação do Restaurante Universitário – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.