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SOLAR alcança 111 mil usuários com novidades para apoiar aulas presenciais e ensino híbrido

No início deste ano, o Sistema Online de Aprendizagem (SOLAR) da Universidade Federal do Ceará registrou 111.337 contas de usuários na plataforma. Entre os usuários, estão alunos de graduação e de pós-graduação ativos, servidores técnico-administrativos, docentes e egressos da UFC, bem como tutores de educação a distância e convidados de projetos educacionais da Universidade em parceria com o Governo do Estado e prefeituras de municípios cearenses. O SOLAR é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido por pesquisadores e técnicos do Instituto UFC Virtual (IUVI) no ano de 2003, portanto, há quase 20 anos, e atualmente se encontra na versão 2.7.

Imagem: Foto da aula dos professores Henrique Pequeno e Wellington Sarmento no laboratório do Instituto UFC Virtual

Além dos cursos presenciais da Universidade, o sistema atende as iniciativas de treinamento e qualificação profissional dos servidores da UFC, promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), cursos livres, atividades extensionistas e cursos de graduação semipresenciais ofertados em 28 polos por todo o Ceará, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O aplicativo Solar Mobilis, desenvolvido pelo IUVI para dispositivos compatíveis com os sistemas Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente. A nova versão do SOLAR (2.8) tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, com upgrades em responsividade, performance e segurança.

MELHORIAS – Durante a pandemia de covid-19, uma série de aprimoramentos foi implementada no SOLAR com o propósito de dar suporte ao ensino mediado por tecnologias. Os avanços incluíram medidas de privacidade, de estabilidade do sistema e de melhoria da experiência dos usuários. Uma das principais ferramentas beneficiadas foi as webconferências, que agora têm espaço para 200 participantes, prazo de uma hora e 30 minutos de duração e podem ser gravadas para ser assistidas posteriormente.

Conforme levantamento dos Painéis do Instituto UFC Virtual, em 2019, no ano anterior à pandemia, 99,82% das webconferências do SOLAR foram realizadas pelos cursos de graduação a distância da UFC. A tendência tem se invertido, e nos anos de 2020, 2021 e 2022, respectivamente, 81,99%, 85,46% e 88,99% das webconferências foram destinadas aos cursos de graduação presencial. Desde 2014, início da série histórica, o total de webconferências gravadas chega a 61.793 horas de conteúdo, que, tocadas em sequência, levariam sete anos para concluir a exibição.

Confira vídeo produzido pelo Instituto UFC Virtual sobre as webconferências do SOLAR:

Segundo o chefe do Setor de Tecnologias Digitais do IUVI, Paulo de Tarso Pequeno Filho, o pacote de atualizações do SOLAR se embasa em um conjunto de investimentos em infraestrutura, garantindo assim que o sistema seja robusto e confiável para toda a comunidade acadêmica. Diferente de provedores pagos e de serviços de assinatura digital, aponta Pequeno, o uso do SOLAR é gratuito e sem limite de armazenamento, pois conta com os recursos próprios e com a grande capacidade de memória do data center da Instituição.

“Por se tratar de uma aplicação nossa, desenvolvida no Instituto UFC Virtual para a UFC, sempre recebemos feedback do que os usuários sentem falta. Todos os retornos são avaliados e, na medida do possível, vão sendo implementados e disponibilizados para o nosso corpo docente e discente”, afirma Paulo Pequeno.

FUNÇÕES – Durante a webconferência, o SOLAR permite ao estudante clicar no botão “levantar a mão” para pedir a palavra e tecer um comentário ou tirar uma dúvida diretamente com o professor. O sistema também inseriu um novo seletor de áudio e vídeo, para que o participante possa alternar entre o microfone e a imagem de si transmitida ao vivo pela tela sem a necessidade de se ausentar da sala virtual. Como recurso de privacidade adicional, os usuários podem escolher fundos de tela para as webcams ou os smartphones.

Para atender os professores, foram concebidas melhorias no painel analítico de atividades, no qual os docentes conseguem visualizar o horário de entrada dos alunos na webconferência, as vezes em que cada um levantou a mão e o tempo de fala como formas de medir engajamento e interação. Ao final da aula, todas essas informações são apagadas para preservar a privacidade dos participantes. O SOLAR trouxe ainda atualizações para as ferramentas de notas compartilhadas, que são textos escritos de maneira colaborativa e em tempo real; das salas de apoio para atividades em grupo e arguições individuais, do chat para mensagens de bate-papo sem interrupção da aula, e de enquetes de tema livre, com opções de perguntas personalizáveis e respostas subjetivas ou objetivas, anônimas ou identificadas.

Imagem: Fachada do bloco acadêmico do Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici

De acordo com o diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard, a ferramenta das webconferências do SOLAR pode ser utilizada amplamente tanto em aulas como em reuniões, com retorno acelerado para disponibilizar as gravações feitas. O docente cita ainda o status de conexão, funcionalidade inédita no SOLAR, na qual os professores podem acompanhar em tempo real como está a qualidade da conexão de Internet de todos os participantes nos encontros síncronos, inclusive para ver quais alunos estão tendo dificuldades de acesso nos seus dispositivos.

“Durante o início do ensino remoto emergencial, autorizado pelo Conselho Nacional de Educação, tivemos de fazer adequações no SOLAR com a nossa equipe de desenvolvimento. Um exemplo disso foi a realização de provas on-line, que antes eram presenciais, inserindo essa e outras funcionalidades. Para este momento que requer essa questão de ambientes híbridos, uma parte presencial e uma parte remota, isso pode facilitar muito a vida dos docentes da UFC”, declara o Prof. Gabriel Paillard.

SALA DE AULA VIRTUAL – A critério dos professores, o SOLAR pode ser associado ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e todas as configurações das turmas do SIGAA podem ser importadas ao SOLAR. Conectando-se as duas plataformas, informações como planos de ensino, ementas, materiais de pesquisa, conteúdos didáticos e planilhas de registro de notas e frequência podem ser compartilhadas. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo as funcionalidades do SOLAR tanto no apoio às disciplinas presenciais como pensando no contexto de ensino híbrido.

No atual semestre 2022.1, a disciplina teórico-prática de Metodologias do Ensino e da Aprendizagem Musical I, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), está ocorrendo de forma remota, empregando o SOLAR como ambiente virtual de aprendizagem. O Prof. Gerardo Viana, docente do Curso de Música da UFC-Fortaleza e titular da disciplina, avalia como positiva a interação com a turma propiciada pela plataforma, por facilitar a assistência prestada e potencializar o aprendizado dos alunos.

“As ferramentas mais utilizadas do SOLAR na disciplina são o fórum, para os debates de forma assíncrona sobre os temas relativos ao ensino de música nas escolas, e o portfólio, para o envio dos planos de aula e das videoaulas que os alunos elaboram a partir das metodologias estudadas. Também utilizaremos o portfólio para o envio do trabalho final, que é uma resenha, um trabalho de caráter mais científico, em que os alunos tentam articular os conhecimentos da disciplina em torno de uma temática de interesse deles, como a improvisação musical, o ensino de instrumentos musicais e o uso do corpo na aprendizagem musical, entre outros”, comenta o docente.

Imagem: Foto das professoras Nila Bandeira e Cátia Silva acompanhando a webconferência da disciplina de Projeto Integrado I

Neste semestre, o Prof. Wellington Sarmento, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, compartilha a disciplina Projeto Integrado I, ministrada de forma híbrida juntamente com os professores Cátia Silva, Henrique Pequeno e Nila Bandeira. A turma possui 60 alunos, que se alternam entre webconferências, atividades práticas e exercícios de programação nos laboratórios do Instituto UFC Virtual. Para Sarmento, o ensino híbrido não é só uma mistura da educação a distância (EaD) com o ensino presencial, mas a abertura para uma nova forma de fazer educação.

“No meu caso, usei o SOLAR como base e o Telegram para tirar dúvidas e conversar com os alunos de uma forma mais rápida. Consegui colocar meu material todo na forma digital. Consegui montar webaulas – aulas multimídia pela web, vídeos tutoriais, tudo para que o aluno tivesse mais de uma maneira de ter acesso aos conteúdos que estava trabalhando. Essa experiência toda serve para a gente pensar em novas ferramentas, como laboratórios virtuais, formas de acompanhamento das tarefas dos alunos mais automatizadas, ambientes de autoria de aulas para os professores como editores de aulas”, observa o Prof. Wellington Sarmento.

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Fonte: Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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