CEI recebe visita de empresa pública alemã responsável por projetos de cooperação na temática do hidrogênio verde

A Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, a equipe do Projeto H2 Brasil da empresa pública alemã Gíz (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), responsável pela implementação de projetos de cooperação técnica entre os governos alemão e brasileiro na temática do hidrogênio verde. Estiveram reunidos gestores e pesquisadores da UFC, representantes de institutos de educação, do Governo do Estado do Ceará e da iniciativa privada.

Imagem: No evento, professores das Engenharias Química, Mecânica e Elétrica apresentaram as pesquisas em andamento na UFC e projetos na temática do hidrogênio verde

O encontro teve como objetivo a apresentação dos projetos relacionados à implantação do hub de produção de hidrogênio verde no estado do Ceará. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, destacou a excelência das pesquisas realizadas na Universidade no tema das energias renováveis e o momento de transformação na sociedade. "As discussões em torno desse tema [das energias renováveis] são uma expressão de uma transformação do mundo, mas que nós estamos abraçando. Nós estamos totalmente receptivos para potencializar essa massa crítica que já temos acumulada para que a UFC seja protagonista nessa oportunidade que é transformadora no Brasil, no Ceará e no mundo".

Entre os integrantes da UFC, participaram da reunião o Prof. Fernando Nunes, diretor-presidente do PARTEC; Prof. Abraão Saraiva, titular da Coordenadoria de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); Prof. Almir Bittencourt, titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); e a Profª Andreia Sampaio, diretora do Campus da UFC em Quixadá.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

No evento, professores das Engenharias Química, Mecânica e Elétrica apresentaram as pesquisas em andamento na UFC e projetos na temática do hidrogênio verde. Ao final da manhã, foram realizadas visitas técnicas aos laboratórios que desenvolvem as pesquisas sobre o hidrogênio verde, no Centro de Tecnologia.

Estiveram presentes ainda o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, além de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e o consultor de Energias Renováveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET) do Governo do Estado, Constantino Frate.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.