UFC vai liderar redes nacionais transdisciplinares inéditas para avaliar impactos da covid-19 no comportamento humano
- Terça, 26 Abril 2022 14:38
Dois projetos do Colégio de Estudos Avançados da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (CEA/EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará foram selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Edital nº 12/2021 do Ministério da Educação (MEC). Com a aprovação, o CEA/EIDEIA vai liderar duas redes nacionais transdisciplinares inéditas para avaliar os impactos da covid-19 no comportamento humano.
O Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA/EIDEIA, informa que mais de 160 grupos de pesquisa nacionais enviaram proposta e apenas 40 foram selecionados por meio de um processo aberto e competitivo realizado em três estágios. Os projetos propostos pelo CEA/EIDEIA envolvem 14 pós-graduações nas áreas de Educação, Economia, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Sociologia, Estatística, Direito e Saúde Pública em instituições de todas as regiões brasileiras.
Na seleção, o projeto intitulado Pandemia da Covid-19 e Educação Superior: Avaliação dos Impactos sobre a Saúde Mental de Discentes e Servidores, bem como sobre o Desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) – Impactos1971233P terá coordenação do Prof. Wagner Bandeira Andriola, da Faculdade de Educação e diretor do Programa de Pesquisa Interdisciplinar do CEA/EIDEIA Mensuração e Avaliação de Política Educacional para o Desenvolvimento Social. Esse projeto ficou em sétimo lugar, “um resultado excepcional que coloca tanto o CEA/EIDEIA quanto a própria comunidade científica da UFC em destaque nacional”, avalia o Prof. José Raimundo Carvalho.
O outro projeto selecionado, O Impacto da Covid-19 sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Brasil: uma Abordagem Transdisciplinar Integrando Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais e Engenharias – Impactos1984924P, será coordenado pelo próprio Prof. José Raimundo Carvalho, que, além de estar à frente do CEA/EIDEIA, também é docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) e diretor do Programa de Pesquisa Interdisciplinar do CEA/EIDEIA Construção Baseada em Evidências de Sociedades Seguras, Saudáveis, Justas e Inclusivas de Gênero.
Ele informa que os dois projetos aprovados terão duração de 48 meses e já iniciam com um orçamento federal para financiar suas respectivas atividades, bem como uma dotação (para cada projeto) de 10 bolsas para contratar pesquisadores, 4 das quais de mestrado, 3 de doutorado e 3 de pós-doutorado.
EDUCAÇÃO SUPERIOR – O Prof. José Raimundo detalha que a pesquisa acerca da educação superior “contribuirá para lançar luzes sobre o sistema universitário brasileiro no cenário da pós-pandemia, porquanto permitirá a avaliação diagnóstica com vistas a identificar os impactos da Covid-19 (i) sobre a saúde mental de discentes e demais servidores universitários; (ii) sobre a gestão de pessoas; (iii) sobre indicadores de desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) na graduação e pós-graduação (stricto sensu); (iv) sobre a adaptação de novos alunos universitários; (v) sobre indícios de estigmatização dos vitimados pela Covid-19 no ambiente universitário”.
A rede de pesquisa, liderada pela UFC, contará com seis instituições: UFC, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Mato Grosso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Na pesquisa sobre violência doméstica será abordada, segundo o Prof. José Raimundo, “a dinâmica da violência contra a mulher advinda do impacto interdisciplinar da covid-19 e medidas sanitárias, legais e de transferência de renda que, infelizmente, ainda não foram rigorosamente compreendidas nem avaliadas no Brasil. A resolução desse déficit científico é urgente para a estratégia nacional de retomada socioeconômica na pós-pandemia”.
O Prof. José Raimundo vai liderar uma rede transdisciplinar composta de nove pós-graduações brasileiras e uma ONG: Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação – PPG – em Economia e PPG em Engenharia de Teleinformática); Universidade Federal do Pará (PPG em Engenharia Elétrica e PPG em Ciência da Computação); Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (PPG em Direito); Universidade de São Paulo (PPG em Economia); Universidade Federal de Goiás (PPG em Sociologia); Universidade Estadual do Ceará (PPG em Saúde Coletiva); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG em Economia) e Instituto Maria da Penha (Avaliação de Projetos sobre Gênero e Violência Doméstica).
O diretor do CEA/EIDEIA ressalta que “qualquer tentativa de responder a essas questões demanda uma equipe inter e transdisciplinar. Ademais, deve haver um foco para fazer com que as descobertas científicas possam ser úteis, tornando-se programas, intervenções ou ‘tecnologias sociais’ para subsidiar um plano de retomada pós-pandemia que seja sensível às desigualdades de gênero estruturais e históricas”.
REDES DE PESQUISA – Sobre os estudos serem feitos em redes e sob coordenação do CEA/EIDEIA, ele afirma: “Os escopos multidisciplinares proporcionados pelas duas redes de pesquisa trarão uma capacidade de investigação científica transdisciplinar na UFC inédita. Essas redes serão abrigadas pelo CEA/EIDEIA, que propiciará o devido suporte institucional fundamental. A nova gestão do CEA/EIDEIA vem desenvolvendo, desde março de 2021, uma capacidade de pesquisa transdisciplinar na UFC que privilegia a competitividade internacional e a autossustentabilidade financeira por meio da meritocracia científica”.
Diante dessas conquistas e novas perspectivas, ele destaca ainda a importância da integração da comunidade acadêmica como um todo. “Isso somente está sendo possível graças ao trabalho planejado, contínuo e árduo de pesquisadores e servidores técnico-administrativos compromissados, à quebra de paradigmas internos e externos e ao apoio da administração superior da UFC, notadamente da EIDEIA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e do próprio reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque”, acentua o diretor do CEA/EIDEIA.
SAIBA MAIS – O edital objetiva: 1) fomentar pesquisas acadêmico-científicas sobre questões emergenciais, de abrangência nacional, que surgiram ou se agravaram diante do contexto pandêmico; 2) formar recursos humanos por meio de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes macrorregiões brasileiras; 3) induzir a cooperação acadêmica entre PPGs para a realização de projetos interdisciplinares com abrangência nacional; e 4) promover a acessibilidade e transferência de conhecimentos à sociedade, subsidiar ou fortalecer políticas públicas correlatas com os impactos da pandemia da covid-19, entre outras.
Confira o resultado final do Edital nº 12/2021 no site da CAPES.
Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA/EIDEIA-UFC e docente do CAEN/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.