Procurar no portal

UFC vai liderar redes nacionais transdisciplinares inéditas para avaliar impactos da covid-19 no comportamento humano

Dois projetos do Colégio de Estudos Avançados da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (CEA/EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará foram selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Edital nº 12/2021 do Ministério da Educação (MEC). Com a aprovação, o CEA/EIDEIA vai liderar duas redes nacionais transdisciplinares inéditas para avaliar os impactos da covid-19 no comportamento humano.

O Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA/EIDEIA, informa que mais de 160 grupos de pesquisa nacionais enviaram proposta e apenas 40 foram selecionados por meio de um processo aberto e competitivo realizado em três estágios. Os projetos propostos pelo CEA/EIDEIA envolvem 14 pós-graduações nas áreas de Educação, Economia, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Sociologia, Estatística, Direito e Saúde Pública em instituições de todas as regiões brasileiras.

Imagem: ilustração de coronavirus na célula

Na seleção, o projeto intitulado Pandemia da Covid-19 e Educação Superior: Avaliação dos Impactos sobre a Saúde Mental de Discentes e Servidores, bem como sobre o Desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) – Impactos1971233P terá coordenação do Prof. Wagner Bandeira Andriola, da Faculdade de Educação e diretor do Programa de Pesquisa Interdisciplinar do CEA/EIDEIA Mensuração e Avaliação de Política Educacional para o Desenvolvimento Social. Esse projeto ficou em sétimo lugar, “um resultado excepcional que coloca tanto o CEA/EIDEIA quanto a própria comunidade científica da UFC em destaque nacional”, avalia o Prof. José Raimundo Carvalho.

O outro projeto selecionado, O Impacto da Covid-19 sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Brasil: uma Abordagem Transdisciplinar Integrando Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais e Engenharias – Impactos1984924P, será coordenado pelo próprio Prof. José Raimundo Carvalho, que, além de estar à frente do CEA/EIDEIA, também é docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) e diretor do Programa de Pesquisa Interdisciplinar do CEA/EIDEIA Construção Baseada em Evidências de Sociedades Seguras, Saudáveis, Justas e Inclusivas de Gênero.

Ele informa que os dois projetos aprovados terão duração de 48 meses e já iniciam com um orçamento federal para financiar suas respectivas atividades, bem como uma dotação (para cada projeto) de 10 bolsas para contratar pesquisadores, 4 das quais de mestrado, 3 de doutorado e 3 de pós-doutorado.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – O Prof. José Raimundo detalha que a pesquisa acerca da educação superior “contribuirá para lançar luzes sobre o sistema universitário brasileiro no cenário da pós-pandemia, porquanto permitirá a avaliação diagnóstica com vistas a identificar os impactos da Covid-19 (i) sobre a saúde mental de discentes e demais servidores universitários; (ii) sobre a gestão de pessoas; (iii) sobre indicadores de desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) na graduação e pós-graduação (stricto sensu); (iv) sobre a adaptação de novos alunos universitários; (v) sobre indícios de estigmatização dos vitimados pela Covid-19 no ambiente universitário”.

A rede de pesquisa, liderada pela UFC, contará com seis instituições: UFC, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Mato Grosso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Na pesquisa sobre violência doméstica será abordada, segundo o Prof. José Raimundo, “a dinâmica da violência contra a mulher advinda do impacto interdisciplinar da covid-19 e medidas sanitárias, legais e de transferência de renda que, infelizmente, ainda não foram rigorosamente compreendidas nem avaliadas no Brasil. A resolução desse déficit científico é urgente para a estratégia nacional de retomada socioeconômica na pós-pandemia”.

O Prof. José Raimundo vai liderar uma rede transdisciplinar composta de nove pós-graduações brasileiras e uma ONG: Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação – PPG – em Economia e PPG em Engenharia de Teleinformática); Universidade Federal do Pará (PPG em Engenharia Elétrica e PPG em Ciência da Computação); Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (PPG em Direito); Universidade de São Paulo (PPG em Economia); Universidade Federal de Goiás (PPG em Sociologia); Universidade Estadual do Ceará (PPG em Saúde Coletiva); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG em Economia) e Instituto Maria da Penha (Avaliação de Projetos sobre Gênero e Violência Doméstica).

O diretor do CEA/EIDEIA ressalta que “qualquer tentativa de responder a essas questões demanda uma equipe inter e transdisciplinar. Ademais, deve haver um foco para fazer com que as descobertas científicas possam ser úteis, tornando-se programas, intervenções ou ‘tecnologias sociais’ para subsidiar um plano de retomada pós-pandemia que seja sensível às desigualdades de gênero estruturais e históricas”.

Imagem: O Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC, considera que os dois projetos envolvendo redes de pesquisa trarão uma capacidade de investigação científica transdisciplinar na UFC inédita (Foto: acervo pessoal)

REDES DE PESQUISA – Sobre os estudos serem feitos em redes e sob coordenação do CEA/EIDEIA, ele afirma: “Os escopos multidisciplinares proporcionados pelas duas redes de pesquisa trarão uma capacidade de investigação científica transdisciplinar na UFC inédita. Essas redes serão abrigadas pelo CEA/EIDEIA, que propiciará o devido suporte institucional fundamental. A nova gestão do CEA/EIDEIA vem desenvolvendo, desde março de 2021, uma capacidade de pesquisa transdisciplinar na UFC que privilegia a competitividade internacional e a autossustentabilidade financeira por meio da meritocracia científica”.

Diante dessas conquistas e novas perspectivas, ele destaca ainda a importância da integração da comunidade acadêmica como um todo. “Isso somente está sendo possível graças ao trabalho planejado, contínuo e árduo de pesquisadores e servidores técnico-administrativos compromissados, à quebra de paradigmas internos e externos e ao apoio da administração superior da UFC, notadamente da EIDEIA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e do próprio reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque”, acentua o diretor do CEA/EIDEIA.

SAIBA MAIS – O edital objetiva: 1) fomentar pesquisas acadêmico-científicas sobre questões emergenciais, de abrangência nacional, que surgiram ou se agravaram diante do contexto pandêmico; 2) formar recursos humanos por meio de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes macrorregiões brasileiras; 3) induzir a cooperação acadêmica entre PPGs para a realização de projetos interdisciplinares com abrangência nacional; e 4) promover a acessibilidade e transferência de conhecimentos à sociedade, subsidiar ou fortalecer políticas públicas correlatas com os impactos da pandemia da covid-19, entre outras.

Confira o resultado final do Edital nº 12/2021 no site da CAPES

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA/EIDEIA-UFC e docente do CAEN/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300