Olimpíadas cearenses de Química promovem cerimônia de premiação nesta sexta-feira (29)

Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, ocorrerá a solenidade de premiação da Olimpíada Cearense de Química (OCQ) e da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ). A cerimônia será no Auditório Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (rua Meton de Alencar, s/n, Centro) e irá condecorar os estudantes que se destacaram na classificação geral e nas modalidades da OCQ e da IV OCESQ, realizadas no ano passado.

Como medidas de prevenção à covid-19, cada aluno premiado poderá levar apenas um convidado para o evento, e, no acesso ao auditório, será exigido o comprovante de vacinação de todas as pessoas.

Imagem: experimentos químicos em laboratório

Projeto cadastrado nas Pró-Reitorias de Extensão da UFC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Olimpíada Cearense de Química (OCQ) tem como objetivo revelar jovens talentos para as ciências, fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Química. Participam da olimpíada estudantes do nono ano do ensino fundamental, do primeiro ao terceiro anos do ensino médio e do quarto ano do ensino técnico integrado de escolas públicas e particulares de Fortaleza e de municípios do interior cearense. Receberão medalhas da OCQ os alunos mais destacados na classificação geral e nas cidades-polo. Haverá seleção dos discentes que representarão o Ceará na Olimpíada Norte-Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Já a Olimpíada Cearense do Ensino Superior em Química (OCESQ), cadastrada como projeto de extensão da UFC, visa incentivar os estudantes de graduação em Química e áreas afins a se engajar nos cursos de pós-graduação em Química espalhados por todo o País. Na OCESQ, serão distinguidos com medalhas os universitários que obtiveram destaque na classificação geral e os três primeiros colocados nas modalidades de Química Geral, Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-Química e Química Orgânica. Dentre os participantes da OCESQ, serão selecionados estudantes para representar o Ceará na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ).

Os certificados de menção honrosa da IV OCESQ estarão disponíveis para download no site do evento a partir desta sexta-feira (29). Mais informações podem ser consultadas no site do Programa Nacional de Olimpíadas de Química.

Fonte: Profª Nilce Viana Gramosa, coordenadora do projeto de extensão Olimpíada Cearense de Química – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.