Memorial da UFC estreia mostra virtual de mobiliário histórico da Universidade na terça-feira (3)

O Memorial da Universidade Federal do Ceará dá início, na próxima terça-feira (3), à exposição virtual Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história, em seu perfil no Instagram (@memorialdaufc). A cada semana, sempre às terças-feiras e no mesmo perfil, o público terá acesso a imagens e informações de itens que integram o acervo mobiliário do Memorial da UFC.

Imagem: duas cadeiras, uma de madeira escura e outra dourada com estampa, em fundo branco

Ao todo serão exibidas 30 cadeiras que foram utilizadas na UFC entre as décadas de 1950 e 1990, como carteiras escolares, por exemplo, apresentando vestígios das transformações ocorridas na Instituição ao longo de sua trajetória. Dentre elas, há exemplares pertencentes ao mobiliário original da casa da família Gentil, que foi adquirida pelo ex-reitor Antônio Martins Filho para ser a Reitoria da UFC. "Parte desses móveis foi adquirida com o imóvel e seguiu para o Gabinete do Reitor e para outros espaços da Universidade", esclarece Roberto Chaves, técnico de laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Memorial da UFC.

Conforme o Memorial da UFC, a mostra tem por finalidade divulgar o acervo museológico da unidade e fomentar reflexões acerca dos usos e da apropriação do mobiliário no âmbito universitário, em atividades de ensino, pesquisa, administrativa ou diplomática. Referem-se a esta última finalidade cadeiras em folhas de ouro (passíveis de restauração) que compõem o Salão Dourado da Reitoria, atualmente fechado, onde ex-reitores recebiam autoridades de embaixadas, por exemplo.

Durante a exposição, o público terá informações sobre quais materiais foram utilizados na fabricação das cadeiras, bem como quem as produziu e as utilizou. Até mesmo a forma com que foi disposto o móvel no ambiente poderá trazer detalhes da vida universitária de então.

"Os objetos são criados pelas pessoas para atender às necessidades humanas. No caso específico do mobiliário da Universidade, a ideia é perceber as permanências e as transformações pelas quais o cotidiano da comunidade universitária passou no decorrer do tempo, colocando aos visitantes questões como as transformações em tecnologia e design, as formas de agir e existir na Universidade. Em resumo, é uma forma de se perceber a importância do patrimônio universitário em seu aspecto talvez menos perceptível, mas, com certeza, presente em todos os momentos da vida universitária", explica Gerda Holanda, diretora do Memorial da UFC.