UFC realiza capacitação em poda de árvore e avança na política de gestão ambiental
- Terça, 03 Mai 2022 09:41
A Universidade Federal do Ceará avança sua política de gestão de áreas verdes. O Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS) e a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), promoveram capacitação sobre manejo técnico de arborização no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.
O Prof. Lamartine Oliveira, do Departamento de Fitotecnia da UFC, abordou os principais erros cometidos no processo de poda pela não aplicação de avaliação e técnicas corretas. Como consequência desses erros, há aumento de risco de uma árvore provocar danos físicos e materiais, formação de galhos secos, excesso de brotações, desequilíbrio de copa, geração de rachaduras e cavidades, dentre outros riscos. O professor é coordenador do GEPS e assessor da PEGA.
O evento contou com a participação de 20 pessoas, entre público interno e externo. Entre eles, assessores do vereador Gabriel Aguiar. “Como a UFC é referência no manejo de áreas verdes, ele nos procurou para entender o manejo adequado da poda e, com isso, aumentar a fiscalização”, explica o professor.
A capacitação foi encerrada com a participação da prefeita especial de Gestão Ambiental, a arquiteta Raquel Dantas, que pontuou os avanços na gestão de áreas verdes e destacou o lançamento da Política de Arborização da UFC, previsto para 6 de junho.
POLÍTICA AMBIENTAL – O curso é mais uma etapa dos investimentos feitos na gestão ambiental. Atualmente, a equipe responsável pela poda na UFC já recebe capacitação pelo menos duas vezes por ano. O trabalho desenvolvido na UFC é considerado uma referência na área. Um dos pontos mais importantes é promover uma avaliação rigorosa da situação de cada árvore antes do manejo.
O Prof. Lamartine Oliveira lembra que a UFC já realizou o inventário de todas as árvores dos campi do Benfica e Porangabuçu. Isso explica o fato de, diante das fortes chuvas recentes, apenas uma única árvore ter caído nos dois campi. Em contraste, no Campus do Pici, onde o inventário apenas começou a ser feito, caíram oito árvores. “Por que houve isso? Porque não houve tempo de manejar adequadamente”, diz o professor.
Além das ações internas, a Universidade está desenvolvendo atividades com o público externo. No próximo dia 12, dentro de um termo de cooperação técnica com o Estado, a equipe da gestão ambiental irá capacitar, no Parque do Cocó, gestores ambientais de diferentes municípios. Já no dia 21, capacitará a comunidade que cuida do Parque Rio Branco.
Mais informações sobre as ações ambientais da UFC podem ser obtidas no site da PEGA.
Fontes: Prof. Lamartine Oliveira, do Departamento de Fitotecnia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Raquel Dantas, da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (UFC Infra) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.