Campus de Crateús lança Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense; objetivo é estimular investimentos
- Quinta, 05 Mai 2022 15:52
Uma plataforma interativa, colaborativa e com informações sobre os agentes inovadores do Ceará. Essa é a proposta do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, projeto de extensão do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, através do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lançada desde 13 de abril, a plataforma possui mais de 70 organizações cadastradas, entre startups, núcleos de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, fábricas de aplicativos, ambientes de coworking, entre outros integrantes do ecossistema de inovação cearense.
Com objetivo de estabelecer conexões, estimular iniciativas e atrair investimentos, o mapa disponibiliza aos seus usuários a geovisualização dos agentes inovadores. Desse modo, é possível verificar tanto a localização espacial de cada ponto cadastrado no território do Ceará, bem como obter informações de endereço, contatos e links para sites. Assim, aproxima empreendedores, ao divulgar suas atividades, com investidores, que passam a ter uma visão geral sobre empresas e startups de diferentes setores.
“Cada vez mais tem se discutido o fortalecimento dos ecossistemas de inovação como sendo algo de grande importância para o crescimento do Estado. Há, portanto, uma pertinência salutar na difusão dos integrantes e das propostas de valor presentes em um dado ecossistema, tendo em vista que, a partir desta divulgação, podem se engajar novos participantes”, comenta o Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do projeto.
Outra potencialidade da plataforma é oferecer dados que podem ser utilizados como base para políticas públicas. "Para governos, há a possibilidade de acompanhar a evolução do ecossistema do Estado, bem como fomentar conexões e amadurecer oportunidades de políticas públicas na área de inovação”, ressalta o docente.
Além da possibilidade de cadastro de agentes, a plataforma dispõe de um espaço para divulgação de eventos na área de inovação. O projeto tem como diferencial ser em código aberto (open source), o que viabiliza alterações e melhorias a partir da sugestão de seus usuários. "A nossa plataforma vai além do mapeamento propriamente dito, incluindo a possibilidade de filtro por categorias de entidades. As pessoas podem contribuir não só cadastrando entidades e reportando problemas, mas desenvolvendo novas funcionalidades”, complementa o coordenador.
Para participar do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, basta acessar a plataforma e fazer o cadastro gratuitamente. No ambiente virtual há ainda um tutorial de como realizar esse processo. “Estamos totalmente à disposição para articulações conjuntas e parcerias que fortaleçam a iniciativa e colaborem para o nosso ecossistema de inovação. Todos são convidados a fazer parte dessa empreitada”, afirma o Prof. Allysson Araújo.
Fonte: Prof. Allysson Araújo, coordenador do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.