Para conhecer projetos e ouvir demandas, comitiva da Reitoria visita o Campus de Quixadá
- Sexta, 03 Junho 2022 13:20
Uma comitiva da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) visitou, na quinta-feira (2), o Campus de Quixadá para conhecer a estrutura, projetos e atividades desenvolvidas na unidade, além de ouvir as principais demandas da comunidade acadêmica.
Durante a manhã, houve uma conversa com a direção do campus e com os coordenadores de cursos. Nesse momento, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, fez um balanço de sua gestão e destacou que foram retomadas 53 obras na Universidade que antes estavam paralisadas. Destas, 50 já foram entregues à comunidade acadêmica.
Em relação a uma das principais demandas do campus, a instabilidade da conexão de Internet, o gestor se comprometeu a articular os setores responsáveis para dar uma solução definitiva ao problema. Cândido Albuquerque elogiou o trabalho feito naquela unidade: "Quixadá é uma referência maravilhosa da UFC, vocês fazem um trabalho espetacular”, afirmou.
O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, enfatizou a importância da Universidade para a sociedade e, como exemplo, citou a trajetória do avô, Otávio Lobo, que se formou em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, depois, voltou ao Ceará e foi um dos fundadores da UFC. “Nossa ideia é melhorar cada vez mais a nossa Universidade e a gente conta com todos vocês para isso”, disse.
A diretora do Campus de Quixadá, Profª Andréia Libório, apresentou um panorama do que está sendo desenvolvido. Segundo ela, todos os cursos recebem boas avaliações do Ministério da Educação, sendo que três deles – Redes de Computadores, Ciência da Computação e Sistemas de Informação – possuem nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Ela ressaltou ainda as ações realizadas para garantir a permanência dos alunos nos cursos e as parcerias feitas com empresas, entidades e a Prefeitura local para captar recursos e desenvolver projetos. “Temos muitas startups sendo incubadas aqui no campus pelo nosso Inove, que é o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, por meio do qual a gente insere os estudantes no mercado ou transforma ideias em negócio”, comentou .
EXTENSÃO E PESQUISA – À tarde, a comunidade acadêmica participou de palestras sobre as atividades realizadas pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (PREX). Segundo a titular da PREX, Profª Elizabeth Daher, são realizados 25 projetos de extensão em Quixadá.
Ela informou ainda que, em 2021, a Pró-Reitoria registrou 1.023 ações cadastradas em toda a Universidade, sendo 753 delas como projetos de extensão. “E nossa ideia é fortalecer a extensão universitária nos campi da UFC no Interior”, afirmou. Elizabeth Daher chamou a atenção dos presentes para a curricularização da Extensão na UFC, que será concluída até o final deste ano.
Já em relação à pesquisa e pós-graduação, o titular da PRPPG, Prof, Rodrigo Porto, destacou que a UFC tem cerca de 6 mil alunos de pós-graduação em 85 programas das mais diversas áreas. Dez desses cursos são considerados de excelência, com notas 5 e 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Atualmente o Campus de Quixadá possui um programa de pós-graduação, na área de Computação, e o pró-reitor avaliou que há possibilidade de expansão para outras áreas da Tecnologia da Informação. “Seja na pesquisa ou na inovação, eu acredito firmemente que esse é um campus que já está em franca expansão e a Pró-Reitoria irá dar todo o apoio para que essas ações se consolidem”, asseverou Rodrigo Porto.
Também integraram a comitiva o pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih; o coordenador de Articulação Intercampi da PREX, Alysson Andrade Amorim; a coordenadora de Inovação Tecnológica (UFC Inova), Carolina Matos; e o diretor de Transferência de Tecnologia da UFC Inova, Cleiton Gonçalves.
PROINTER DAY – Nos dias 25 e 26 de maio, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) realizou visita institucional aos campi da UFC em Quixadá e Russas com o intuito de apresentar a pró-reitoria e os serviços prestados por ela aos estudantes e servidores das unidades.
Na ocasião, a PROINTER fez um encontro com toda a comunidade acadêmica para apresentar o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFC e as ações e programas de Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização da Universidade. Posteriormente, o titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque, e equipe da pró-reitoria apresentaram os serviços disponíveis no Escritório de Projetos (EP) e as possibilidades de acordos e parcerias externas.
A PROINTER participou ainda, no dia 25, da abertura da Feira Conecta SEBRAE, onde a UFC Quixadá apresentou projetos desenvolvidos nas áreas de empreendedorismo, robótica e tecnologias assistivas. A comitiva também esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa Cidade Empreendedora, em Quixadá, que visa à transformação local por meio da implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.
Estiveram presentes no PROINTER DAY o coordenador de Convênios Internacionais, Prof. Rodrigo Rego; o coordenador de Inovação Institucional, Bruno Matos; a coordenadora interina de Empreendedorismo, Gervina Brady; e as servidoras Tatieures Pires, Camila Gueiros, Patrícia Araújo e Laura Figueiredo.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.