Dia do Meio Ambiente: UFC apresenta resultados, anuncia estação de tratamento de esgoto no Pici e lança campanha educativa
- Sexta, 03 Junho 2022 15:12
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi antecipado na Universidade Federal do Ceará em um evento nesta sexta-feira (3), no auditório da Reitoria, no qual foram apresentados os resultados da atual gestão ambiental da UFC e anunciadas importantes novidades da Instituição nessa área, como a estação de tratamento de esgoto do Campus do Pici e a campanha “Cuida, UFC”, de eficiência energética e sustentabilidade.
Presente ao evento, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou que o cuidado ambiental é uma responsabilidade coletiva e que a Universidade tem mobilizado esforços para dar o exemplo na área, incluindo e ampliando a sustentabilidade como um dos pilares de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
É neste contexto que é anunciada a implantação da nova estação de tratamento de esgoto do Pici, que se encontrava desativada e deverá voltar a funcionar ainda em 2022. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, o processo licitatório para a estação já foi iniciado, e o investimento deverá ser de cerca de R$ 750 mil.
O objetivo é melhorar a destinação dos efluentes do campus e, com isso, garantir não só ganhos para o meio ambiente, mas também economia de recursos para a Universidade. “Estamos fazendo a estação de tratamento, fazendo coleta seletiva, plantando as árvores certas. Ainda estamos longe de chegar onde queremos, mas estamos no caminho certo”, avaliou o reitor, parabenizando os servidores docentes e técnicos presentes.
CUIDA, UFC – Outro destaque do evento foi o lançamento da campanha “Cuida, UFC”, de eficiência energética e sustentabilidade, mais uma novidade com vistas à otimização dos recursos naturais na Instituição. De 2019 a 2021, a UFC investiu R$ 5,4 milhões em inovação tecnológica nessa área, com resultados econômicos e ambientais já percebidos.
Porém, de acordo com o membro da Comissão Interna de Conservação, Prevenção e Eficiência Energética (CICE), Prof. Luís Henrique Barreto, "percebeu-se que, para passar a uma nova etapa, seria preciso chegar ao dia a dia da comunidade universitária, conscientizar os usuários de que pequenos atos podem fazer a diferença”.
Por isso, a Comissão, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), partiu para a elaboração da campanha, que incentiva atitudes simples, como desligar equipamentos e lâmpadas ao sair, desligar aparelhos de ar condicionado em intervalos de almoço e otimizar o uso dos recursos ambientais e da Universidade.
A campanha, elaborada a partir do tripé "Universidade-Sustentabilidade-Afetividade", prevê a distribuição de materiais educativos, divulgação de vídeos e elaboração de conteúdos informativos. Segundo a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra, a proposta é que, em etapas posteriores, a campanha passe a contemplar também outras formas de cuidado, como a preservação do acervo da Biblioteca Universitária e a economia de água.
BALANÇO DE RESULTADOS – A solenidade do Dia Mundial do Meio Ambiente foi também uma oportunidade de apresentação dos diversos resultados conquistados pela atual gestão da UFC Infra e pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), vinculada à Superintendência.
Conforme rememorou a titular da PEGA, arquiteta Raquel Dantas, a institucionalização da gestão ambiental da UFC teve início em 2005, com o Programa de Gerenciamento de Resíduos (PROGERE), evoluindo até passar a ser considerada, a partir de 2018, um dos eixos do PDI, principal instrumento do planejamento quadrienal da UFC.
Entre os resultados da atual gestão ambiental, Raquel apresentou, por exemplo, a Política de Arborização, iniciativa inédita que pretende organizar e planejar o plantio de árvores na UFC, listar as espécies mais adequadas aos campi, atualizar os profissionais envolvidos no manejo de áreas verdes e funcionar como guia para consulta nessa área. O conteúdo está em fase de finalização e, em breve, será disponibilizado ao público em formato digital.
Ainda de acordo com a titular da PEGA, desde 2020 foi elaborado o Plano de Manejo da Flora da UFC, o inventário de mais de 1.000 árvores da Instituição, o Plano de Gerenciamento de Resíduos, o Plano de Ação Sustentável da UFC Infra, o projeto Coleta Seletiva Cidadã, o Manual de Obras Sustentáveis, o diagnóstico territorial do Campus do Pici, dentre outras inovações, que podem ser vistas no site da PEGA e no perfil do Instagram @pegaufc. “Os resultados mostram que é possível, sim, fazer gestão ambiental no meio acadêmico”, comemorou Raquel Dantas.
O superintendente da UFC Infra, Eduardo Palheta, aproveitou sua fala no evento para agradecer os esforços da equipe envolvida na gestão ambiental e relatar sua felicidade com os avanços que a Universidade tem conquistado na área. Ele também destacou a atuação dos diversos setores da UFC Infra e acrescentou que a sustentabilidade tem permeado as ações da pasta.
Ao fim do evento, gestores presentes à solenidade participaram do plantio de mudas na Reitoria. Além do reitor Cândido Albuquerque e do titular da PROPLAD, Almir Bittencourt, também compuseram a mesa da solenidade o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e o diretor do Campus de Itapajé, Prof. Márcio Veras, representando os diretores de unidades acadêmicas.
Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra) – fone: (85) 3366 9542 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.