Reitoria, PROGEP e SINTUFCE discutem possibilidades de teletrabalho para servidores da UFC

Dando prosseguimento às tratativas internas para a elaboração do plano de teletrabalho da Universidade Federal do Ceará, dirigentes da administração superior reuniram-se hoje (7) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE). A pauta consta na plataforma de campanha da atual gestão desde a campanha.

Imagem: Print de tela de reunião virtual entre reitoria, PROGEP e SINTUFCE onde foi pautado o teletrabalho na UFC. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A reunião foi conduzida pelo reitor Cândido Albuquerque e contou com a presença do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; do coordenador de Cadastro e Pagamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Alexandre Nogueira; e de dois coordenadores-gerais do SINTUFCE, José Raimundo Soares e Heveline Ribeiro.

Abrindo o encontro, o Prof. Cândido Albuquerque explicou aos presentes que o teletrabalho é uma modalidade laboral cuja cultura ainda está em construção no Brasil, e que já foi implantada com sucesso, no passado recente, em algumas instituições públicas, como Banco Central, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e alguns órgãos do Poder Judiciário. "Estaremos abrindo a possibilidade de acolher servidores que precisam continuar desempenhando sua função, mas têm contextos familiares com filhos pequenos, parentes acamados. É um recurso que vem para facilitar, que significará mais qualidade de vida para muitos", ressaltou.

O reitor salientou, contudo, que se trata de uma iniciativa-piloto, e que especialmente as universidades Brasil afora estão apreensivas. "Em primeiro lugar, isso não poderá representar um declínio da qualidade do serviço da Universidade. É uma grande adaptação no cotidiano da terceira maior estrutura do Estado do Ceará, por isso precisaremos muito da ajuda de todos vocês', disse, referindo-se aos dirigentes sindicais e aos membros do quadro funcional.

O coordenador-geral do SINTUFCE José Raimundo Soares contou ser aluno do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e compartilhou que o corpo discente do curso produz há mais de uma década dissertações voltadas para a melhoria administrativa e acadêmica da UFC. Segundo ele, com o teletrabalho não será diferente – e o quadro de servidores técnicos também será envolvido na busca de soluções.

"O diálogo é uma palavra mágica, por isso essa abertura que nós estamos tendo aqui é tão salutar. A Universidade tem autonomia total, pelo decreto do Ministério da Economia, para comandar esse processo. Tudo vai requerer muita energia e participação", afirmou, sugerindo ainda a realização de um grande seminário para socializar as informações do novo cenário com servidores técnicos, docentes, alunos e público extensionista, incluindo todos os públicos que serão impactados pela medida. "A ideia de um grande evento é muito importante, para sensibilização geral e para que os servidores ouçam a palavra do sindicato, dando maior legitimidade à voz de vocês no processo. Seguramente, não é uma decisão unicamente da administração", completou o reitor.

Heveline Ribeiro, também coordenadora-geral da entidade, informou que o sindicato "teve uma conversa bastante elucidativa" com Leandro Targino, pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Na instituição do sul cearense, foram feitos vários eventos para a comunidade sobre o tema para construção coletiva do plano, e será iniciada em breve a fase de testes da modalidade. "A expectativa é de que o mesmo aconteça na UFC", finalizou.

Para o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, ter uma nova opção de regime de trabalho não é algo que diz respeito somente aos técnico-administrativos; deverá avançar sobre o cotidiano docente, como também terá impactos sobre os cursos presenciais e semipresenciais, dentre outros desdobramentos. "Quanto mais pensada e amadurecida a ação, mais próximos estaremos de fazer o melhor em benefício da Instituição e de seu crescimento. Quando a Instituição cresce e evolui, o mesmo acontece conosco", lembrou o Prof. Glauco Lobo.

De acordo com a pró-reitora-adjunta Telma Araújo, a PROGEP já vem se movimentando internamente, por meio de um mapeamento dos setores elegíveis para teletrabalho na Universidade, e adiantou que, assim que fechada a data e definida a programação, o seminário sugerido sobre o tema será amplamente divulgado.