Procurar no portal

V SEMAR discute juventude, economia do mar e sustentabilidade; programação segue até domingo (12)

Na noite dessa quinta-feira (9), no Iate Clube de Fortaleza, teve início a V Semana do Mar (SEMAR), promovida pelo Instituto de Ciência do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará em parceria com um conjunto de entidades independentes que estudam, operam ou produzem conhecimento sobre o mar. O evento tem como tema “A juventude e o mar na década dos oceanos”, a partir da definição do período de 2021 a 2030 como a Década dos Oceanos pela Organização das Nações Unidas.

A SEMAR ocorre em paralelo com o VI Seminário de Ciências Marinhas Tropicais e terá uma programação ampla com oficinas, exposições, palestras e rodas de conversa. Antes da abertura oficial, um grupo de adolescentes do Instituto Dr. Rocha Lima fez uma apresentação artística com a dança do coco de praia.  

Imagem: Mesa de abertura de evento com pessoas sentadas em ambiente escuro, piso iluminado.

A diretora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, Profª Ozilea Menezes, deu as boas-vindas a todos, referindo-se à primeira edição presencial da Semana do Mar desde o surgimento da pandemia de covid-19. Em seu discurso, a gestora mencionou a necessidade de reunir habilidades e competências de diversos agentes para propor mudanças e soluções sustentáveis nos âmbitos da biodiversidade, do meio natural, do ambiente construído, dos serviços e dos sistemas produtivos. 

“A proposta da Semana do Mar é fomentar a reflexão e convidar alunos, empreendedores, empresas, investidores e governo a protagonizarem uma transformação sistêmica da relação entre negócios, pessoas e meio ambiente. O LABOMAR tem um papel relevante de integrar a universidade e a indústria, atuando para estimular a empresa a investir no conhecimento científico como o maior patrimônio do mundo industrial, criando oportunidades de projetos nas áreas de ordenamento territorial costeiro, segurança alimentar, monitoramento e recuperação de áreas degradadas”, afirmou a docente. 

Segundo o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Élcio Batista, a agenda ambiental é prioritária para o desenvolvimento da capital cearense. O gestor cita a economia do mar, também conhecida como economia azul, como um dos eixos estratégicos das duas décadas vindouras. “Dentro do planejamento da cidade de Fortaleza, a economia do mar terá prioridade para os próximos 20 anos. Para que possamos chegar nesse futuro, precisamos pesquisar, e aí o LABOMAR tem um papel fundamental nisso, precisamos capacitar, qualificar e formar as pessoas para essa economia e construir uma política de financiamento nos níveis municipal e estadual, com o apoio dos órgãos federais”, declarou o vice-prefeito. 

O secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, fez alusão ao fato de que, no universo de 17 estados brasileiros com saída para o mar, o Ceará possui o 7º maior litoral do País, com 573 quilômetros de extensão. O secretário elogiou o trabalho das 19 equipes do Programa Cientista-Chefe, compostas também por docentes e pesquisadores da UFC, que estão envolvidas em iniciativas como o Atlas Costeiro e Marinho do Estado, o zoneamento ecológico, econômico e costeiro do Ceará, e o plano de contingência para desastres como o derramamento de óleo ocorrido nas praias do Nordeste em 2019.       

ft_220610_semar_labomar_alex_monteiro_gr.png“Das 26 unidades federativas, o Ceará é o estado que hoje está despontando como o mais avançado no seu planejamento costeiro e marinho, com uma economia do mar organizada por vários setores da sociedade. A Universidade está nos ajudando com o seu conhecimento e com a sua ciência, e aqui quero parabenizar a UFC”, avaliou Artur Bruno. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, representou, na cerimônia de abertura da V SEMAR, o reitor Cândido Albuquerque, destacando a satisfação pela relevância das temáticas abordadas no evento. “Temos a perspectiva de uma semana muito rica, dentro de um arcabouço que diz muito respeito à nossa terra, Fortaleza, e ao Ceará. Há o protagonismo da UFC na organização deste evento, em particular, o protagonismo do LABOMAR, que é patrimônio da ciência cearense e brasileira”, ressaltou Porto. 

A mesa da solenidade de abertura da V SEMAR contou ainda com as presenças do comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Licínio Corrêa; do presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Roberto Gradvohl; da diretora-executiva da Somos Um, Bia Fiúza; do assessor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Ceará), Germano Parente Bluhm; da capitão-tenente Evilis Monte, da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; e da chefe Adriana Barros, do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias.

PALESTRA – Após a abertura, ocorreu a palestra “Seja influente: nas redes, nos negócios e na vida”, com o empreendedor Alex Monteiro, fundador da Non Stop, a maior agência de influenciadores digitais na América Latina. O palestrante pontuou as diferenças entre ser influente no dia a dia e a profissão emergente de influenciador no contexto das redes sociais e da comunicação digital. 

“O grande ponto de quando a gente fala em empreender não são as nossas ações, mas as ações que geram resultados. A Lei de Pareto diz que 20% das suas ações vão representar 80% dos seus resultados. Ou seja, quando você, jovem, quer empreender, você precisa saber quais são os 20% que irão fazer a diferença na sua vida”, salientou Alex Monteiro. 

A programação completa do evento, que segue até o próximo domingo (12), pode ser conferida no site do LABOMAR

Leia também: LABOMAR inicia nesta quinta-feira (9) a V Semana do Mar e o VI Seminário de Ciências Marinhas Tropicais

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300