Ato simbólico marca doação de 150 computadores da Receita Federal para a UFC

Dirigentes da Superintendência Regional da Receita Federal e da Universidade Federal do Ceará participaram, nesta sexta-feira (10), de um ato simbólico para marcar a doação de 100 computadores e 50 ultrabooks para a UFC, cujo destino ainda está sob análise.

Durante o encontro, o reitor Cândido Albuquerque apresentou um panorama do cenário atual da Universidade, destacando, dentre outras coisas, o crescimento do número de patentes registradas. O momento serviu também para aproximar as instituições e abrir canais de novas parcerias.

Imagem: Da esquerda para a direita estão Marcos Barbosa, Adênia Guimarães, Prof. Glauco Lobo, Prof. Cândido Albuquerque, Wilmar Teixeira de Souza, Patrícia Aquino e Prof. Almir Bittencourt (Foto: Viktor Braga/UFC)

"Esta aproximação é sempre salutar e muito importante. Não é a primeira vez que a Receita apoia a UFC. Durante a pandemia, por exemplo, recebemos smartphones que foram fundamentais para que nossos estudantes pudessem acompanhar as aulas a distância, em uma ampla ação de inclusão digital. Da parte da UFC, queremos reforçar esses laços", afirmou o reitor, Prof. Cândido Albuquerque.

"O relacionamento com a academia é algo de suma importância para a Receita Federal. Como instituição de Estado, precisamos desse conhecimento científico, e nada melhor do que estarmos em parceria com a UFC. É uma instituição muito forte e temos muito a aprender com ela", disse o superintendente regional da Receita, Wilmar Teixeira de Souza.

O dirigente cita exemplos dos benefícios que essa aproximação pode trazer. "Temos feito doações para pesquisa científica, para transformar [aparelhos de] TV Box apreendidos em computadores. Ou seja, algo que deveria ser destruído, mas cuja destruição evitamos para produzir algo em prol da sociedade, do corpo docente e discente da Universidade", completou.

Veja outras imagens no Flickr da UFC

Por outro lado, o conhecimento técnico-científico acumulado pela Universidade pode contribuir com o trabalho da Receita. Um dos exemplos está na apreensão de pedras e metais preciosos. Em casos como esse, a Receita tem demanda de análise técnica para a confirmação do tipo de material apreendido.

Do encontro, participaram pela UFC o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor e a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt e Adênia Guimarães; e o coordenador de Administração e Patrimônio, Marcos Barbosa. Pela Receita Federal, estiveram o superintendente regional, Wilmar Teixeira de Souza, e a chefe da Divisão de Programas e Logística, Patrícia Aquino.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.