MAUC recebe exposição e lançamento de livro do artista paranaense Dan Pelegrin
- Segunda, 07 Novembro 2022 11:18
O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugura nesta quarta-feira (9), às 17h, a exposição Escondidos no caminho, do artista visual paranaense Dan Pelegrin. Com curadoria da Profª Pamela Merrill Brekka (University of South Florida, Tampa), a mostra reúne 40 obras do artista produzidas no período de 2006 a 2022 e ficará em cartaz até o dia 29 deste mês.
Além da exposição, o público poderá conhecer mais sobre os trabalhos do artista no livro Escondidos no caminho: aisthesis da pareidolia, que terá um pré-lançamento durante a exposição com palestra. A data e horário serão divulgados em breve.
As criações do artista, como ele define, se articulam com “aspectos da arte rupestre, com iluminuras, arabescos, pinturas corporais, grafismos, ilustrações, arte renascentista, surrealismo, dadaísmo, arte incomum, pós-moderna, contemporânea... As conexões são parciais e transitórias.” Conectam-se também com estudos da psicologia da arte.
A curadora Pamela Brekka comenta que “Dan Pelegrin não é um contador de histórias comum. Tampouco é apenas um criador, fluente em uma série de meios de comunicação. Dan Pelegrin é um feiticeiro. Ele é capaz de conjurar do ar rarefeito criaturas miraculosas e monstros fantásticos. Como ícones medievais, considerados objetos divinos ‘não feitos’, as imagens de Pelegrin simultaneamente negam − e depois destacam − sua natureza mediada. Escondida, no caminho, está a história deste complicado e mágico paradoxo.”
Para Graciele Karine Siqueira, diretora do MAUC, a mostra tem “o propósito de convidar o público a adentrar em caminhos desconhecidos e conhecidos da natureza e encontrar detalhes e imagens que espelham o consciente e o inconsciente humano. Um convite para olhar para a natureza e encontrar a arte e vice-versa e uma oportunidade de se perder e de se achar pelos caminhos trilhados pela produção visual e afetiva do artista”.
O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza. Abre ao público de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. A entrada é gratuita.
LIVRO – As imagens reunidas no livro Escondidos no caminho: aisthesis da pareidolia foram produzidas em locais onde o artista viveu ou visitou: Ceará – Fortaleza, Quixadá, Maranguape, Guaramiranga, Palmácea, Icapuí, Paraipaba, dentre outros municípios; no Rio Grande do Norte – Serra do Feiticeiro, em Lajes; em Pernambuco – Cabo de Santo Agostinho; no Espírito Santo – Três Ilhas, Vargem Alta; no Rio de Janeiro – Petrópolis e Teresópolis; no Distrito Federal – Brasília; e em Mato Grosso – Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Mais informações no site do MAUC, no de Dan Pelegrin e no Instagram do artista.
Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481