Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais completa 25 anos de atuação no Curso de Odontologia
- Quinta, 01 Dezembro 2022 12:06
O termo “pacientes especiais”, na odontologia, refere-se a todo paciente que apresenta qualquer tipo de doença ou condição clínica que o faça necessitar de algum atendimento diferenciado, seja por um determinado período ou por toda a sua vida. Uma iniciativa essencial no acolhimento desse público é o Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais (NEPE), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que completa 25 anos de atuação em 2022.
A iniciativa surgiu em 1997, em meio ao crescimento de casos de HIV, como uma forma de prestar serviço a pessoas que anteriormente não eram assistidas pela odontologia. Atualmente, os grupos beneficiados pelo NEPE são de complexidade clínica e sistêmica. A complexidade clínica diz respeito a um conjunto de doenças não cirúrgicas, como HIV, diabetes e depressão. Já a complexidade sistêmica refere-se a enfermidades que podem afetar mais de um órgão do corpo, como o câncer.
Os serviços odontológicos ofertados pelo NEPE são executados por professores, bem como por graduandos e pós-graduandos preparados pela coordenação do projeto para realizar procedimentos como restauração, canal, tratamento de gengiva, biópsias, diagnósticos e cirurgias. Além do campo técnico da odontologia, os discentes também são orientados sobre como atender pacientes com atenção a diversos aspectos sociais.
A atuação do NEPE é destaque em reportagem publicada nesta semana no blog Divulgando a Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7461