PlantEdu, startup apoiada pela UFC, vence Prêmio Otimista de Inovação 2022
- Sexta, 02 Dezembro 2022 11:17
A startup PlantEdu, plataforma que oferece capacitações a jovens camponeses para que possam desenvolver seus estudos e trabalhos sem sair da área rural, venceu o Prêmio Otimista de Inovação 2022 - Edição Especial 50 Anos do SEBRAE na categoria Futuro. Apoiada pela Universidade Federal do Ceará, a startup já concluiu a primeira turma de um curso ofertado e se prepara para lançar mais duas capacitações nos próximos meses.
A startup é formada por João Ferreira Lima Neto e Ray Teixeira da Silva, estudantes do Curso de Rede de Computadores da UFC em Quixadá; Rita de Kássia Teixeira da Silva, aluna do Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Luís Carlos dos Santos, professor da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos.
A ideia, surgida a partir de um hackathon do Programa Corredores Digitais, em 2020, começou a ser desenvolvida no ano seguinte e conta com o apoio do mesmo programa, além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá e do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo Inovador (Empreende UFC).
“Nascemos a partir de um problema que vivenciamos constantemente na zona rural, o êxodo da juventude para os centros urbanos em busca de oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional. Queremos fomentar a formação de profissionais e empreendimentos no campo para geração de novas oportunidades nessa área”, conta Ray Teixeira, CEO da startup.
O primeiro curso on-line lançado pela plataforma contou com 40 alunos, com integrantes do Ceará e de São Paulo, que aprenderam sobre técnicas de vermicompostagem. Agora o grupo está em fase de aprimoramento desse curso e se prepara para lançar mais dois nos meses de dezembro e janeiro. Um treinamento presencial de Horticultura na Prática já está com matrículas abertas.
“Enquanto estuda, o jovem já pode receber mentorias para ajudá-lo a desenvolver sua carreira ou negócio na área rural. Nossos cursos prezam por meios de produção de menor impacto ambiental e são estruturados pensando nos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da Organização das Nações Unidas”, destaca.
APOIO AO EMPREENDEDORISMO – A PlantEdu é uma das startups apoiadas pelas ações de inventivo ao empreendedorismo na Universidade Federal do Ceará. Em Quixadá, a startup recebe acompanhamento e apoio do INOVE, que encaminha a equipe para outros programas de empreendedorismo e disponibiliza espaço de coworking para o grupo se reunir. "O nosso objetivo é justamente fazer com esses projetos consigam ir pro mercado e se destacar, ir pra fora e ter um benefício externo", afirma Prof. Paulo Armando Aguilar, integrante do INOVE.
Além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá, o projeto também faz parte do Programa Empreende UFC. Ao longo do ano, integrantes do grupo receberam formação em empreendedorismo inovador, mentorias, conheceram atores do ecossistema inovador e receberam bolsas para conseguirem se dedicar mais tempo ao desenvolvimento do negócio.
Para o coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Bruno Matos, a premiação da PlantEdu reforça o sentimento de que a Universidade está “no caminho certo ao investir nos estudantes para que eles tenham diferentes possibilidades de futuro”, como criar sua própria startup.
Além da conquista da PlantEdu, a UFC também recebeu, na premiação, um reconhecimento pelo apoio à inovação no estado do Ceará. “Também é um incentivo para que continuemos apoiando nossos estudantes e pesquisadores empreendedores, assim como reforçando a educação empreendedora nos diferentes cursos e campi da UFC”, acrescenta Bruno Matos.
SAIBA MAIS – O Prêmio Otimista de Inovação 2022 - Edição Especial 50 Anos do SEBRAE é realizado pelo Instituto Dr. Albino Nogueira (IDAN) e promovido pelo Grupo Otimista de Comunicação com o objetivo de dar visibilidade e reconhecer os sujeitos do ecossistema de inovação cearense.
Nesta edição, mais de 100 startups se inscreveram para concorrer às categorias Futuro, Tração, Troféu Global e Troféu Engajamento. As equipes passaram por duas fases eliminatórias que levaram em consideração critérios como: potencial inovador, viabilidade econômico-financeira, potencial de internacionalização, impacto socioambiental, e alinhamento a uma ou mais metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Vencedora na categoria Futuro, a PlantEdu conquistou troféu e prêmios que vão auxiliar o crescimento do projeto, como pré-aceleração, mentorias diagnósticas, pacote de serviços jurídicos, espaço para reuniões e coworking, prospecção de editais e elaboração de projetos para captação de recursos.
“Ficamos muito felizes por levar esse prêmio para casa, pois, além de muita visibilidade e outros benefícios, é também uma forma de sentir o impacto de nossa solução para o mercado e saber que estamos no caminho certo”, finaliza Ray Teixeira.
Fonte: Ray Teixeira, CEO da PlantEdu – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.