UFC disponibiliza sistema eletrônico de votação on-line e secreta para eleição da diretoria da Associação Cearense de Magistrados
- Quinta, 08 Dezembro 2022 11:21
A serviço da sociedade, os inventos da Universidade Federal do Ceará extrapolam os muros da Instituição, auxiliando as atividades de outros entes públicos e privados. Desta vez, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) adotou um sistema eletrônico de votação on-line e secreta, desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, para eleição on-line de sua nova diretoria da para o triênio 2023-2025.
Os associados votaram remotamente, de suas casas ou escritórios, utilizando smartphones ou computadores de mesa. Para Paulo Sérgio Medeiros, analista de sistemas da ACM, a experiência com o programa foi excelente: “Nota 10. Tudo realizado dentro do esperado. Tivemos uma ótima percepção. Acredito que no futuro teremos a UFC novamente para realização das eleições da entidade”. O representante da associação reconheceu também a importância da dedicação e do engajamento da equipe da Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação da STI para o sucesso da eleição.
Titular da STI, o Prof. Edgar Marçal explica que o sistema começou a ser desenvolvido antes da pandemia, por solicitação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, visando facilitar as votações habituais da Universidade e evitar o deslocamento da comunidade acadêmica aos locais de votação. Com isso, durante a pandemia de covid-19, quando plenárias on-line foram inevitáveis, o sistema já estava disponível.
“O sistema já foi utilizado em mais de 30 eleições dentro da UFC, nos mais diversos tipos de eleição, como coordenador de curso, chefe de departamento e representantes do Conselho Universitário. [...] É importante ressaltar que a UFC pode disponibilizar seus sistemas para auxiliar outros órgãos do poder público”, destaca Marçal.
O software institucional é uma adaptação de outra aplicação existente e permite conhecer o resultado em cinco minutos após o encerramento da votação, garantindo celeridade e segurança ao pleito. A parceria foi intermediada pelo reitor da UFC, que expôs aos magistrados a possibilidade de uso da tecnologia. Após a regulamentação do acordo, a STI disponibilizou o sistema e uma equipe para dar suporte durante a votação.
Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação – fone: (85) 3366 9999