Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) têm artigo premiado no XXVI Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
- Quarta, 28 Dezembro 2022 12:27
Docente, alunas e egressa do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrantes do Grupo de Extensão Centro de Gestão para Resultados (CGPR) conquistaram o terceiro lugar no XXVI Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, Prêmio Werner Baer de Economia Regional, na categoria artigo.
Os agraciados em terceiro lugar foram: Maitê Rimekká Shirasu (UFC), egressa do CAEN/UFC e economista da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); Maria Odalice dos Santos Sampaio (CAEN/UFC), aluna de doutorado do CAEN; Isabel Christinie Fontgalland de Lima (CAEN/UFC), aluna de mestrado do CAEN; e o docente Guilherme Irffi (CAEN/UFC).
O prêmio nessa categoria compreende os artigos inéditos sobre temas relevantes para a economia regional, selecionados para apresentação no XXVII Encontro Regional de Economia, que neste ano contou com 27 artigos concorrentes de todo o Brasil. O prêmio promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa de caráter técnico ou científico no campo das ciências econômicas diretamente aplicadas aos problemas regionais. O resultado foi anunciado no 50º Encontro Nacional de Economia – Sessão Especial BNB.
PESQUISA PREMIADA – Os autores da UFC premiados concorreram com a pesquisa intitulada “Análise do impacto da educação infantil sobre a alfabetização nos municípios brasileiros e seus efeitos heterogêneos nos municípios sobre a de atuação da Sudene”. Essa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto Avaliação de Políticas Públicas: Impacto da Cota-Parte Municipal do ICMS na Educação; Educação Infantil: Oferta, Demanda e Medidas de Qualidade; e Nordeste Pacífico, coordenado pelo Prof. Guilherme Irffi, com apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), por meio do Termo de Execução Descentralizada – TED 14/2020, celebrado entre a SUDENE e a UFC.
“Como coordenador do projeto, agradeço a parceira com a SUDENE, que permitiu montar um time com pesquisadores seniores e assistentes de pesquisa da graduação e pós-graduação. Então, diante do comprometimento, dedicação e empenho dos pesquisadores e assistentes de pesquisa, estamos tendo resultados com publicações e premiações. Entretanto, destaco que os principais resultados são formar novos pesquisadores e contribuir com o debate de políticas públicas, visando à região de atuação da SUDENE”.
Maitê Shirasu é economista graduada no Curso de Economia da UFC/Sobral, fez mestrado no CAEN e é servidora técnico-administrativa da UFC desde 2014, atualmente diretora de Orçamento da Coordenadoria de Programação e Alocação Orçamentária da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, tendo concluído doutorado no CAEN em 2018. Desde a graduação, Maitê participa do grupo Centro de Gestão para Resultados em Sobral e aceitou atuar na condução e execução da Meta 2 – Educação Infantil do projeto como coordenadora do grupo de seis estudantes, colaborando para formar novos pesquisadores, no estudo realizado durante o ano de 2021.
A oportunidade de atuar em parceria com pesquisadores seniores é ressaltada por uma das alunas do curso de doutorado em Economia no CAEN, Maria Odalice: “Participar desse grupo de pesquisa foi muito importante para minha vida acadêmica e um grande aprendizado profissional e pessoal”.
RESULTADOS DA PESQUISA – A pesquisa premiada analisa o efeito da cobertura da educação infantil dos municípios, medida pela taxa de atendimento escolar para crianças com idade de 0 a 5 anos, sobre o desempenho médio dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas. Para isso, os autores utilizaram os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa e matemática.
Maitê Shirasu explica que a primeira infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento do indivíduo e que vários trabalhos têm sido desenvolvidos para investigar o efeito de investir nessa etapa da vida. “É um foco do estudo verificar se o fato da criança ter frequentado a educação infantil influencia no desempenho escolar dela durante o ensino fundamental [...] e os resultados em geral da pesquisa a gente encontra que as crianças que fizeram a educação infantil, seja ela creche, pré-escola ou todo o período de educação infantil, tiveram melhor desempenho em português e em matemática no fim do ensino fundamental 1”, declara, enfatizando que a melhora do desempenho só ocorre quando ofertada educação infantil de qualidade, com pedagogias que desenvolvam as habilidades das crianças.
Fontes: Guilherme Irffi, professor do Departamento de Economia Aplicada – fone: (85) 3366 7800; Maitê Rimekká Shirasu, pesquisadora e economista da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.