UFC realiza solenidade para 129 novos concludentes da Residência Médica do Complexo Hospitalar
- Quinta, 09 Fevereiro 2023 10:30
Reunidos presencialmente após dois anos de cerimônias virtuais, 129 novos concludentes da Residência Médica do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH tiveram o tão esperado momento de formatura. A solenidade foi realizada na manhã dessa quarta-feira (8), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).
Completando 63 anos de existência em 2023, a Residência Médica do Complexo Hospitalar conta hoje com 33 programas e 13 áreas de atuação.
Abrindo os discursos da cerimônia, a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Profª Annya Costa Araújo de Macedo Goes, parabenizou os formandos, reconhecendo o esforço e a opção dos alunos de se especializar antes de ingressar no mercado de trabalho.
“Nosso curso é longo, muitos sacrifícios são feitos”, reforçou a professora. "Acreditem em vocês. Em todo esse percurso, deixem a ética tomar posse do corpo de vocês, respeitem a vulnerabilidade e a esperança do paciente e ajam. Façam o seu melhor”, aconselhou.
Representando os gerentes do Complexo, o gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Renan Magalhães Montenegro Junior, classificou a Residência como “longa jornada de trabalho”. “Com muito estudo e dedicação, vocês encerram essa fase com louvor”, afirmou.
“Esse também é um momento de agradecer aos que estiveram do lado de cá da jornada: não só os concludentes, mas a todos os professores e colaboradores das diversas áreas que fazem a diferença e fazem os programas serem de excelência”, disse ainda o professor.
Veja outras imagens da formatura no Flickr da UFC
ENSINO DE EXCELÊNCIA – O Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo, reafirmou o propósito educacional das unidades que o compõem, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).
“Queremos ensinar com muita excelência para transformar o cuidar e formar profissionais como os que estão hoje aqui sendo formados: especialistas que vão levar o brasão da UFC no peito pra sempre”, disse o superintendente e representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Ceará.
O fortalecimento da Residência Médica do Complexo Hospitalar como programa de especialização foi pauta no discurso do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, aluno da casa durante os anos 1970. “Temos uma história muito rica”, disse. “E nossa residência tem melhorado muito. E isso é fruto de um trabalho árduo e contínuo ao longo do tempo. E isso não poderia ser feito sem a presença de vocês, residentes, os personagens mais importantes desse contexto.”
PROFISSIONAIS QUALIFICADOS – Finalizando os discursos da mesa solene, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou aos residentes agora formados de sua principal missão: o cuidado. “Como é belo ver pessoas dotadas desse sentimento. Ainda tão jovens decidem estudar Medicina com o objetivo de cuidar, tratar bem e dar conforto às pessoas”, pontuou.
“Como reitor da nossa Universidade, eu fico muito feliz de saber que a nossa UFC, com esse corpo docente e técnico, foi capaz de proporcionar a vocês a possibilidade dessa realização pessoal. E que agora se possa entregar à sociedade profissionais especialistas absolutamente qualificados”, afirmou o reitor.
PANDEMIA – O contexto de pandemia de covid-19, que começou logo após o início da turma agora formada, foi relembrado pela discente oradora da turma, a especialista formada pelo Programa de Pediatria da Residência, Érica Fátima Albuquerque de Souza Ramos.
“Aprendemos a valorizar a presença do outro, o abraço apertado, o encontro dos amigos”, afirmou a médica. “Ganhamos em compaixão e descobrimos formas de adequação a essa realidade. Estamos aqui, vencemos.”
Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.