Programa GCUB de Mobilidade Internacional: 19 estrangeiros selecionados ingressam na UFC
- Quinta, 30 Março 2023 10:15
A Universidade Federal do Ceará recebe em 2023 os 19 estudantes estrangeiros que foram selecionados no 1º Edital do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), cujos resultados foram publicados em dezembro último. A UFC foi a universidade do Nordeste que mais recebeu estudantes nesse edital e a 11ª do País.
O edital do GCUB-Mob oferece bolsas para estudantes estrangeiros interessados em cursar mestrados ou doutorados em programas brasileiros e é realizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Nesta edição, foram oferecidas mais de 875 bolsas de mestrado e doutorado por 50 universidades brasileiras, com início em 2023. Além de contribuir para o desenvolvimento de estudantes dos cinco continentes, o objetivo do Programa é promover a internacionalização universitária e fortalecer as cooperações internacionais.
Para o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a Federal do Ceará é cada vez mais reconhecida como uma universidade de pesquisa: “A UFC se destaca nacionalmente pelos seus indicadores de produção técnica (artigos científicos, patentes) e pelo elevado número de cursos de pós-graduação de excelência. As coordenações dos nossos cursos de pós-graduação têm sido bastante receptivas na oferta de vagas para esse programa que diversifica e internacionaliza nosso alunato, enquanto, ao mesmo tempo, contribui com os países parceiros na formação de pessoas altamente qualificadas”, destaca.
Os 19 estudantes aprovados no edital para a UFC são de Moçambique, Honduras, Angola, Colômbia, Cuba, Peru, Haiti, República Dominicana, Guiné-Bissau e Quênia. Os programas da área da Saúde (Odontologia, Patologia, Microbiologia Médica, Ciências da Saúde) foram os mais procurados. Também vão receber estudantes estrangeiros outras áreas, como Geografia, Engenharias de Transportes e Teleinformática, Física e Ecologia.
Entre os estudantes está o moçambicano José Aurélio Manhiça, que ingressou no doutorado em Geografia. Ele explica que a escolha do programa da UFC partiu de referências de outros estudantes moçambicanos e da boa avaliação do Programa de Pós-Graduação: “Fui consultar o conceito do próprio programa, que está no número seis, e mostra realmente o nível e a qualidade do trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Geografia”, afirma. Ele destaca a oportunidade da mobilidade para aperfeiçoar a vida acadêmica e depois participar ativamente no seu país: “Afinal de contas as universidades estão lá para procurar discutir os problemas das comunidades e tentar procurar trazer respostas para influenciar as políticas públicas no sentido de melhorar as condições de vida das populações”, reflete o doutorando, que vai pesquisar sobre ocupações desordenadas com a bolsa com duração de 48 meses.
Eduardo Frederico Maferano, também moçambicano, ingressou no doutorado em Odontologia e explica que se interessou pela oportunidade de estudar na UFC diante da qualidade do programa na sua área de cirurgia bucomaxilofacial e atraído pela qualidade de vida no Nordeste: “Quando cá cheguei, o coordenador do curso apresentou-me os diversos laboratórios que o programa tem. Aí eu fiquei mais feliz ainda porque pude perceber que além dos professores qualificados, o programa também possui laboratórios equipados [...] Eu gostaria de desenvolver conhecimentos teóricos e práticos, assim como habilidades técnicas para poder responder a quase todos os problemas relacionados com essa área e levar todo este conhecimento para desenvolver o meu país nesse âmbito”, destacou.
INTERNACIONALIZAÇÃO – O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, ressalta a consolidação da internacionalização na UFC: “Além de desenvolvermos pesquisas em parcerias com outros centros, e de enviarmos estudantes e professores para períodos no exterior, passamos a atrair jovens pesquisadores para nossa Instituição”, afirma.
Entre as ações da PROINTER na ampliação do apoio a estudantes estrangeiros e professores visitantes, destaca: “Temos criado conteúdos em inglês com informações sobre vistos, moradias, abertura de contas e dicas culturais de nossa cidade. Trabalhamos na simplificação e otimização do processo de contratação de visitantes juntamente à PROGEP, fazemos seminário de boas-vindas para os estudantes todo início de semestre, oferecemos juntamente com o Centro de Humanidades um curso de português para estrangeiros, e estamos disponíveis para auxiliar os estudantes com o agendamento na Polícia Federal”, explica.
Fonte: Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da PROINTER/UFC– e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.