Mudanças climáticas: competição dá chance a estudantes de participarem da COP 28 em Dubai

Alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará são convidados a participar da SUAD Youth Cop (em tradução livre Copa da Juventude SUAD), negociação simulada da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A SUAD Youth Cop ocorrerá de forma remota em outubro deste ano em datas a serem confirmadas com participação de estudantes de vários países do mundo. No dia 8 de maio, será realizado um webinário (os interessados receberão o link após a inscrição) para lançamento e divulgação de todos os detalhes do evento.

As equipes vencedoras vão ganhar viagem para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que vai ocorrer de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Imagem: A SUAD Youth Cop incentiva a formação de novos líderes para o enfrentamento dos desafios climáticos (Imagem: Divulgação)

A SUAD Youth Cop é organizada pela Sorbonne University Abu Dhabi (SUAD) em parceria com a UFC e a University of Paris Cité. Na UFC, a Profª Tarin Cristino Frota Mont’Alverne, do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito (FADIR), integra a comissão organizadora da SUAD Youth Cop. Ela explica que para as inscrições para essa copa de conhecimentos será disponibilizado um link no dia 15 de maio que ficará ativo até o dia 15 de junho.

Com a Profª Tarin Mont’Alverne fazem parte da comissão organizadora as professoras Júlia Motte-Baumvol e Nathalie Martial-Braz, ambas da University of Paris Cité, e a coordenadora acadêmica da SUAD, Teodora Malain.

Conforme os organizadores, “a Youth Cop visa fornecer aos alunos de diversas origens um espaço para desenvolver seu pensamento crítico sobre os desafios das mudanças climáticas, para entender e promover os papéis dos estados e organizações internacionais na formulação de políticas climáticas globais e aprimorar suas habilidades interpessoais”.

SIMULAÇÃO – Nos três dias previstos para SUAD Youth Cop em outubro ocorrerão as negociações simuladas, nas quais 25 equipes escolhidas (75 alunos no total) discutirão e produzirão documentos que serão apresentados na 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Dubai. Ao final da negociação, as duas melhores equipes (seis alunos no total) serão premiadas com a participação na COP 28, em Dubai.

Os vencedores terão passagens e custos de viagem para Dubai cobertos. Também serão concedidas menções honrosas (certificados digitais) para homenagear tipos específicos de apresentações durante o evento.

Saiba mais no site da SUAD e nas redes sociais @suadyouthcop (Instagram/Twitter/Linkedin/Tiktok).

Fonte: Profª Tarin Cristino Frota Mont’Alverne, do Departamento de Direito Privado da FADIR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.