FEAAC celebra 30 anos do Curso de Ciências Atuariais com evento até quarta-feira (5)

A VI Semana da Atuária tem início nesta segunda-feira (3), com solenidade presencial no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Bloco Didático III (entrada pela Rua Marechal Deodoro, 400), no Benfica. A Semana marca os 30 anos de funcionamento do Curso de Ciências Atuariais da FEAAC, o primeiro na modalidade a ser ofertado por uma instituição federal de ensino superior no Nordeste.

O evento prossegue no formato on-line até o próximo dia 5 com palestras transmitidas pelo canal do projeto Atuária em Destaque. A VI Semana da Atuária é uma promoção do projeto de extensão Atuária em Destaque, em parceria com o Centro Acadêmico Professor Emílio Recamonde Capelo (CAPER).

Imagem: O Curso de Ciências Atuariais funciona no novo prédio da FEAAC (Foto: Júnior Panela)

Confira a programação:

Segunda-feira (3/40
19h às 19h30min – Abertura: solenidade dos 30 anos de funcionamento do Curso de Ciências Atuariais da UFC
19h30min às 20h30min – Palestra: “O mundo sob o olhar do atuário”
21h às 21h30min – Homenagens a egressos, empresas, instituições e professores, em especial ao fundador do curso, Prof. Emílio Recamonde Capelo (in memoriam).

Terça-feira (4/4)
18h30min às 19h30min – Palestra: “A Ciência Atuarial no Brasil e o papel do IBA” [Instituto Brasileiro de Atuária]
20h às 21h – Palestra: “O atuário do futuro”

Quarta-feira (5/4)
19h às 20h – Roda de conversa com egressos que obtiveram distinção acadêmica

CURSO PIONEIRO – O Curso de Ciências Atuariais da UFC foi criado pela Resolução nº 10, de 3 de novembro de 1992, do Conselho Universitário (CONSUNI), com a marca do pioneirismo entre as instituições federais de ensino superior no Nordeste. Como graduação da FEAAC, o curso é ofertado na modalidade bacharelado, com as atividades ocorrendo no período noturno. Anualmente, 35 vagas são oferecidas, com ingresso apenas no primeiro semestre. A graduação conta com a duração mínima de nove semestres para conclusão. Nesses 30 anos, o curso formou mais de 300 profissionais, de acordo com a coordenadora, Profª Alane Siqueira Rocha.

Na graduação, o profissional se prepara para diversas ocasiões de pesquisa e atividades trabalhistas, tais como realizar cálculos de probabilidades, definir cláusulas de apólices e estimar os valores de prestações a serem pagas em seguros e planos. O graduando busca aprender, na prática, a efetuar relatórios de riscos, administrar fundos e controlar as reservas de empresas de seguro, de planos de saúde ou de previdência complementar, com o objetivo de garantir o serviço aos segurados e, ao mesmo tempo, evitar danos e perdas para as instituições seguradoras. Na área financeira e de capitalização, se prepara para formular planos e políticas de investimento e analisa possíveis riscos.

Referente ao processo de aprendizado, entre as disciplinas dos três primeiros semestres estão Fundamentos da Atuária, Cálculo e Geometria Analítica e Matemática Financeira em Atuária. A partir do quarto período, disciplinas mais específicas aparecem, tais como Matemática Atuarial, Matemática Atuarial dos Seguros Privados, Introdução à Previdência Social e Complementar e Capitalização, Sorteio e Saúde. Nos semestres finais, ainda há as disciplinas relacionadas à monografia.

DIA DO ATUÁRIO – Celebrado no dia 3 de abril, o Dia do Atuário é referente à data em que foi instituído o Decreto Federal n° 66.408, de 1970, que regulamenta essa profissão no Brasil. A medida visou tornar obrigatória sua assessoria em diversas atividades, valorizando e definindo essa competência em estudar dados futuros através das estatísticas.

As principais áreas de participação do atuário se dividem em quatro pilares: saúde, seguros, previdência e mercado financeiro. O profissional pode trabalhar em seguradoras e empresas que produzem seguros; fundos de pensões, entidades de previdência aberta, órgãos oficiais de previdência, planos de saúde, empresas de capitalização, bancos privados e estatais, empresas de financiamento de bens e escritórios de consultoria. Há também oportunidades para a docência em universidades.

Fonte: Alane Siqueira Rocha, coordenadora do Curso de Ciências Atuariais da UFC – fones: (85) 3366 7813 e 3366 7814 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.